A evolução do Cinema Brasileiro

9 nov

Ontem, 08 de novembro, a rede Cinemark organizou o XI Projeta Brasil, evento que leva ao público brasileiro, cinema por um preço abaixo do valor cobrado normalmente. Sempre quis comparecer as sessões, mas ora o cursinho, ora a faculdade me impediram de prestigiar a iniciativa.

Mas, nesta segunda-feira, foi diferente. Como trabalho ao lado do Shopping, aproveitei o horário do almoço e fui comprar o meu ingresso (por R$ 2,00, vale a pena frisar). Ao chegar na bilheteria, constatei algo interessante.

Aqui uma digressão – sempre gostei de cinema nacional e às vezes escolhi por um filme brasileiro antes um estrangeiro – dos longa-metragens em exibição, já havia visto três (Lula, o Filho do Brasil – candidato ao Oscar 2011; As Melhores Coisas do Mundo e, ao meu ver o blockbuster Tropa de Elite 2”).

 Assim, da lista de opções fiquei com “O Bem Amado”, com Marco Nanini e grande elenco. Para quem quer rir com a oratória polivalente do prefeito Odorico Paraguaçu (alguns exemplos: bifacial, sigilento, recesso necrofílico – que deixariam os neologismos de Guimarães Rosa no chinelo) eu recomendo”.

Apesar da história ter o fim conhecido, (não o contarei aqui), o roteiro me surpreendeu. Gostei do viés político apresentado pelo diretor, da construção da trama paralela à história do Brasil e das metáforas escondidas na obra.

As boas gargalhadas que “O Bem Amado” proporciona e o trabalho desenvolvido mostram, na minha opinião, a evolução do Cinema Nacional nos últimos anos. Claro que ainda temos aqueles que torcem o nariz e dizem que os longas brasileiros são ruins, afirmação que eu não concordo.

Vejamos o exemplo de Tropa de Elite 2, mas essa história fica para depois, em outro post.

2 Respostas para “A evolução do Cinema Brasileiro”

  1. Rafael 20/01/2011 às 12:58 #

    Assisti aos 1o capítulo da “série” que passou na Globo anteontem e fiz um paralelo com a Idade Média aqui: http://fantasticocenario.wordpress.com/2011/01/20/o-bem-amadado-a-revolucao-francesa-e-a-idade-media/

    Dá uma olhada lá e me diz o que achou.
    Abraço

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cinema Brasileiro por R$ 2,00 « Leia e Opine - 05/11/2011

    [...] No ano passado, o signatário deste blog foi ao cinema e acompanhou “O Bem Amado”. Já em 2011, são 35 as opções de longa-metragens à disposição do público. [...]

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 26 outros seguidores

