No ar: Amor e Revolução

5 abr

Acabou o mistério. Terminou agora a exibição do primeiro capítulo de “Amor e Revolução”. A nova novela do SBT é a primeira trama nacional a ter como pano de fundo integralmente os anos de chumbo da ditadura militar.

Como estratégia de programação, a emissora de Silvio Santos alongou o Programa do Ratinho e só iniciou a nova atração às 22h25, no exato momento em que a Rede Globo finalizava o episódio de Insensato Coração.

Neste primeiro contato com a trama de Tiago Santiago ficou a impressão de um grande novelão. Desde a atuação do herói José Guerra, vivido por Cláudio Lins, até a mocinha de Graziela Schmitt.

Outras tramas apresentadas foram o idealismo da juventude através do Grupo de Teatro Vanguarda e o desempenho da imprensa diante da redação do Jornal “O Brasileiro”.

A trilha sonora – rica da época – é um dos pontos mais fortes da história. A escolha de Pitty para interpretar “Cálice” canção símbolo do período nas vozes de Chico Buarque e Milton Nascimento foi um destaque positivo.

Para encerrar, o depoimento marcante de Maria Amélia – Amelinha, como apresentada – deu o tom da novela. A descrição forte e pesada da tortura pautará as cenas do folhetim daqui para frente.

Com a frase “Não se consolida uma democracia com cadáveres insepultos,” Amelinha finalizou sua fala, mas pode ter aberto uma discussão no Brasil: o que aconteceu com os desaparecidos da ditadura? – retratados na vinheta da novela ao som de Roda Viva, também de Chico Buarque, mas na voz do grupo MPB 4.

Uma boa estreia, com grandes chances de emplacar no IBOPE e com condições de reabrir uma página da história brasileira até então esquecida no passado.

Anúncios

2 Respostas to “No ar: Amor e Revolução”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Amor e Revolução com Twitter « Leia e Opine - 08/04/2011

    […] início busquei realmente apresentar a história para assim ‘divulgar’ o folhetim. No entanto, ao ver a novela no topo da lista, acabei […]

  2. Curinga « Leia e Opine - 16/08/2011

    […] esta sexta-feira, 19, data de aniversário do SBT, o programa especial vai ao ar depois da novela Amor & Revolução, às 23h00, prometendo arrancar gargalhadas do público. Like this:LikeBe the first to like this […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: