Caminho Inverso

12 abr

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo, compartilhada pelo nosso amigo e colaborador Gabriel Duque, com base em um relatório do Observatório de Jogadores Profissionais – entidade de pesquisa reconhecida pela FIFA – traz números interessantes em relação a entrada e saída de atletas do Brasil.

Diferentemente de outros anos, o país agora é líder nas ‘repatriações’, ou seja, o número de jogadores que deixaram o Brasil e voltaram para atuar em campos nacionais. Somente em 2010 foram 135 atletas que desembarcaram nos clubes tanto da Série A como da segunda divisão.

O perfil dos egressos é totalmente diferente daqueles que tentam a sorte em outros mercados, como o europeu, por exemplo. Com a média de 29 anos de idade, os jogadores que voltam ficam bem atrás da média de 24 dos que se arriscam em gramados estrangeiros.

Três possíveis esclarecimentos para esta nova ordem no futebol brasileiro podem ser: o fortalecimento da economia e a consequente alta nos salários oferecidos junto com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e uma possível chance na seleção de Mano Menezes.

O atacante Luis Fabiano repatriado recentemente pelo São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: