Brasil em primeiro lugar

19 abr

Roberto Hirao no 1º capítulo de seu livro 70 lições de Jornalismo – resenhado aqui – questiona o “que é mais importante para você: a vitória do tenista norte-americano Jim Courrier em Roland Garros, na França, ou a façanha da seleção brasileira feminina de basquete, que pela primeira vez na história conseguiu a classificação para uma Olímpiada?”

Lembrei-me deste assunto ao escrever esta nota sobre as árbitras escaladas pela FIFA para o Mundial Feminino de Futebol na Alemanha. A matéria da Folha dá destaque ao fato das brasileiras não estarem presentes – gancho utilizado também pelo signatário deste blog.

Ainda refletindo sobre o assunto, recordei-me da época em que fornecia conteúdo de automobilismo para um grande portal. Muitas vezes, nossas fontes eram sites internacionais que acabavam dando enfoque diferente da matéria que levávamos ao ar.

Um bom exemplo aconteceu quando a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou o calendário da temporada 2009 da F-1. Enquanto as agências internacionais focavam na abertura na Austrália, nós seguimos a linha de destacar a penúltima etapa no Brasil, que não encerraria o campeonato naquele ano.

Ou seja, como brasileiros – e quando o assunto for de ordem internacional – devemos sempre voltar o foco para o olhar do brasileiro e seus possíveis interesses na matéria divulgada.

P.S. O título deste post é o mesmo do capítulo escrito pelo Hirao. No entanto, a escolha não foi proposital, a não ser pela memória seletiva.

Anúncios

2 Respostas to “Brasil em primeiro lugar”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coincidências « Leia e Opine - 01/12/2011

    […] que a matéria original tratava do aumento dos twitts em árabe, mas a experiência em colocar o Brasil em primeiro lugar, neste caso o português, fez a mudança no ângulo da […]

  2. Mídia Provinciana « Leia e Opine - 28/12/2011

    […] contexto, estão envolvidos dois aspectos do jornalismo: a valorização do Brasil em manchetes internacionais e o papel do “jornalismo de celebridades”. Like this:LikeBe the […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: