Para que servem as estatísticas?

5 maio

A eliminação de quatro times brasileiros – Fluminense, Internacional, Cruzeiro e Grêmio – em uma única noite pela Taça Libertadores da América foi manchete em todos os portais nesta quinta-feira.

No entanto, o que chamou minha atenção foi o fato dos jornais relembrarem a campanha brasileira na competição em 1994. Matéria do O Globo explica que naquele ano, Palmeiras e Cruzeiro caíram nas oitavas-de-final, deixando apenas o São Paulo no certame.

No momento em que lia a reportagem, lembrei-me de um diálogo com meu amigo Gabriel Duque. Na véspera da primeira partida entre Real Madrid e Barcelona pela Liga dos Campeões da Europa, o colaborador deste blog enviou esta nota sobre uma estatística do jogo.

Ao ler o texto, questionei a importância daquela informação. O que acrescentaria para mim saber que o Real estaria perto de bater uma marca do Milan? – para os desavisados, a equipe madrilenha perdeu o jogo por 2 a 0 e após o empate na partida de volta acabou eliminada da competição.

Surge então o porquê deste post. A estatística – ao meu ver – só é válida quando acrescenta algo ao assunto principal. Tem algo de relevante para adicionar ao tema da matéria.

Por exemplo, a queda no número de empregos registrados em relação ao mesmo período do ano anterior ajuda na comparação dos dados e sustena a análise das informações.

Muitos entusiastas – como Gabriel Duque – poderão me censurar alegando que as estatísticas no futebol são importantes para ampliar o conhecimento dos espectadores, mas acredito que o uso dessa ferramenta deve ser cauteloso para acrescentar e não deturpar as informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: