Simplesmente Machado

9 maio

Hoje iniciamos um novo capítulo – literalmente – no Leia e Opine. A partir de agora, caro leitor, você terá uma categoria exclusiva dedicada ao maior nome de nossa literatura: Machado de Assis.

Dicas, resenhas, livros e tudo o que envolve a história daquele que é considerado o precursor de muitos movimentos e fundador da Academia Brasileira de Letras serão temas de novos posts.

O signatário deste blog foi apresentado a obra Machadiana durante a preparação para o vestibular. Sim, precisei chegar aos 17 anos para conhecer o “Bruxo do Cosme Velho”, mas neste caso, o ditado vale a pena: antes tarde do que nunca.

Ler Memórias Póstumas de Brás Cubas é um dever de todo brasileiro, mas não só a obra que inaugurou o Realismo em terras tupiniquins e sim todo o acervo de crônicas, contos, ensaios e romances de Machado.

Vamos aqui tentar entender e desvendar os segredos deixados por Machado em sua obra. A tarefa não é das mais fáceis, pois mesmo mais de 100 após a sua morte, o escritor prega peças e deixa o leitor com a pulga atrás da orelha. Venha nessa!

Anúncios

2 Respostas to “Simplesmente Machado”

  1. Helô 09/05/2011 às 21:54 #

    Conheci Machado de Assis graças a um ótimo professor de Literatura no 2º ano do Ensino Médio…. Li “Dom Casmurro”… e foi o único na obra de Machado até hoje que li por completo… mais tarde reli por conta do vestibular….fui a diversas discussões e palestras sobre o livro, mas seu mistério ainda me deixa intrigada: Capitu é ou não uma adúltera? hehehehe….

    • Rogério Santana 09/05/2011 às 22:20 #

      Helô! Vou responder a sua pergunta com outra questão. Quem é o narrador em Dom Casmurro? Qual a verdadeira ideia de Machado ao colocar ‘essa’ pessoa para narrar. Ou seja, mais um mistério do Bruxo do Cosme Velho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: