Brasileiro da Série B terá duas estreias em 2011

19 maio

 Por Gabriel Duque

Ituiutaba, de Minas Gerais, e Salgueiro, de Pernambuco, serão as novidades na segunda divisão do futebol nacional

Os confrontos entre Bragantino X ABC, Goiás X Grêmio Prudente e Salgueiro X São Caetano abrem amanhã, 20 de maio, o Campeonato Brasileiro da Série B de 2011.

Entre os vinte times que buscarão o acesso à elite do futebol em 2012 estão duas novidades: Ituiutaba, de Minas Gerais, e o próprio Salgueiro, de Pernambuco. Além deles, subiram da série C no ano passado ABC, do Rio Grande do Norte, e Criciúma, de Santa Catarina.

Cenário nacional

Dentro do futebol brasileiro, o ABC tem muito mais história em comparação com o Ituiutaba. O Alvinegro disputou a primeira divisão sete vezes, sendo que lá esteve pela última vez em 1985. Na Série B, foram 14 participações, a mais recente em 2009, quando foi o lanterna. O clube mineiro, por sua vez, foi fundado em 1998 e disputou a terceirona pela primeira vez em 2003. Desde então, só não conseguiu jogar a Série C em 2004 e 2007.

Situação parecida acontece com os outros dois times que subiram para a segunda divisão este ano. O Criciúma, que terminou a campanha do ano passado na terceira posição, já chegou a participar da Taça Libertadores da América em 1992, após conquistar a Copa do Brasil no ano anterior.

A equipe catarinense marcou presença na Série A por 11 temporadas, sendo que esteve na elite pela última vez em 2004. Na segundona, o histórico do Tigre conta com 16 campeonatos no currículo e um título em 2002. Jogou apenas três competições da Série C e foi campeão do torneio em 2006.

Por fim, o Salgueiro, quarto colocado no Brasileirão da terceira divisão em 2010, se tornou um clube profissional somente em 2005. O Tricolor Sertanejo cresceu em Pernambuco, disputou a terceirona em 2008, 2009 e no ano passado, quando conseguiu o acesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: