A despedida de um Fenômeno

6 jun

Por Gabriel Duque

Romário foi o último jogador a ganhar uma despedida da seleção brasileira. A partida festiva aconteceu em 27 de abril de 2005, mas de forma um tanto melancólica.

Isso porque o amistoso foi disputado contra a Guatemala, uma adversária inexpressiva que não acrescentou em nada na grande carreira do Baixinho; No Pacaembu, que definitivamente não era o palco merecido pelo ex-camisa 11; e com o time canarinho formado apenas por atletas que atuam no nosso país, o que também tirou um pouco do brilho do jogo.

Agora, praticamente seis anos depois, é a vez de Ronaldo dar adeus à camisa amarelinha. O Fenômeno, dono de uma superação incrível após sofrer graves lesões no joelho, vai defender a seleção em sua derradeira partida antes de pendurar definitivamente as chuteiras.

Veja aqui lances da carreira do fenômeno.

A festa de despedida para o ex-atacante é mais do que uma obrigação, por tudo que o jogador revelado pelo Cruzeiro representa para o futebol brasileiro. No entanto, acredito que novamente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) peca na organização do evento.

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, merecia ser a estrela da noite e da festa, mas será apenas um figurante de uma partida visando a Copa América de 2011. Ficará em campo somente por 15 minutos para receber as homenagens do público presente no estádio e para ser reverenciado no intervalo.

Se a despedida de Ronaldo poderia atrapalhar a preparação para o torneio continental, que se realizasse este jogo festivo em outra data. E com os devidos craques ao lado dele em campo, pois havemos de concordar que a Romênia não tem ninguém.

Imaginem só o último jogo do Fenômeno com a seleção mesclada por jogadores que participaram da conquista do penta em 2002, no Japão e na Coreia, com Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo, Lúcio, Dida, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, e pela nova base da equipe verde-amarela, com Robinho, Neymar, Alexandre Pato, Thiago Silva, entre outros.

Como adversário do Brasil, a CBF poderia tentar trazer ao país uma seleção do mundo, com craques já aposentados que jogaram com e contra o Fenômeno e outros destaques da atualidade.

Para o gol, o espanhol Casillas, o holandês Van der Sar e o alemão Oliver Kahn seriam figuras fáceis. A constelação deveria contar ainda com Zanetti, Hierro, Cannavaro, Maldini e Nesta para a defesa; Pep Guardiola, Luís Figo, Zidane, Seedorf, Makélelé e Beckham para o meio-campo; Stoichkov, Raúl, Zamorano, Van Nistelrooy e Inzaghi para o ataque; entre outros.

Para o local da partida, o único acerto: o Pacaembu, onde Ronaldo jogou pelo Corinthians. Com falhas na organização do amistoso despedida ou não, o importante é prestar homenagem à carreira do Fenômeno.

Nesta terça, às 21h50, o público, que pagou de R$ 150 (arquibancada) a até R$ 800 (setor vip), terá a oportunidade histórica de vê-lo em campo pela última vez. E a história poderá reverenciar um ídolo.

Confira números de Ronaldo pela seleção:

– 104 jogos, com 73 vitórias, 22 empates e 9 derrotas
– 67 gols, segundo maior artilheiro da história da seleção, atrás apenas de Pelé (95 gols)

– Títulos: Copa Stanley Rous (1995); Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (1996); Copa América (1997 e 1999); Copa das Confederações da Fifa (1997); Copa do Mundo (1994, 2002).

* Em Copas do Mundo:
Edições disputadas: 1994, 1998, 2002 e 2006.
– 19 jogos, com 15 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
– Maior goleador da história das Copas com 15 gols.
Artilheiro da Copa de 2002: 8 gols.

 

Anúncios

2 Respostas to “A despedida de um Fenômeno”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Quando a pauta emperra « Leia e Opine - 07/06/2011

    […] Bonita da Cidade” já retratada em nosso blog e a seleção brasileira, que nesta terça-feira se despede de Ronaldo Fenômeno no […]

  2. Terça-feira tensa « Leia e Opine - 07/06/2011

    […] devido ao fato do microblog ter agora tradução para o português e Ronaldo Fenômeno pendurar as chuteiras em amistoso logo mais no Pacaembu, a principal notícia do dia veio de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: