O espirito olímpico desembarca no Rio

15 jul

A partir deste sábado, 16, a cidade do Rio de Janeiro entra oficialmente no circuito mundial de grandes eventos esportivos. Palco da final da Copa do Mundo de 2014 e futura sede das Olimpíadas de 2016, a capital fluminense será sede dos 5º Jogos Mundiais Militares disputados até domingo, 24 de julho.

A competição com militares de todas as áreas, reúne cerca de 4 mil atletas de 112 nações e é uma iniciativa do Conselho Internacional do Esporte Militar. O evento tem como objetivo promover a paz através do esporte.

Jogos – Serão 20 modalidades presentes no programa. Além dos tradicionais: Atletismo, Maratona, Boxe, Basquete, Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Pentatlo Moderno, Taekwondo, Tiro, Vela, Vôlei e Vôlei de Praia, há os chamados ‘esportes militares’: Orientação, Paraquedismo e outros três tipos de Pentatlo: Aeronáutico, Militar e Naval.

História – Os primeiros Jogos Mundiais Militares foram organizados pela cidade de Roma, em 1995, por ocasião dos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Disputados a cada quatro anos, o evento já teve como sede também: Zagreb – Croácia (1999); Catânia – Itália (2003) e Hyderabad – Índia (2007).

Delegação – Por sede país-sede o Brasil terá direito a competir em todos os esportes. Com isso 268 atletas defenderão as nossas cores no Rio. Entre eles, alguns conhecidos do grande público.

Recrutados para ajudar no quadro de medalhas, muitos já conquistaram insígnias nos Jogos Olímpicos como os judocas Tiago Camilo (prata na Olimpíada de Sidney e bronze em Pequim), Leandro Guilheiro (bronze nas Olimpíadas de Atenas e Pequim), Flavio Canto (bronze em Atenas) e Ketleyn Quadros (bronze em Pequim).

Além deles, também compõem o time brasileiro nomes como: Jardel Gregório e Vicente Lenílson, no atletismo; Yane Marques, no pentatlo e Isabel Swan, na vela.

Festa – Marcada para este sábado, no Engenhão, a cerimônia de abertura contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e apresentará a diversidade da fauna e da flora brasileiras. Caberá a Pelé – que já serviu nas Forças Armadas – a honra de acender a pira dos Jogos.

Em tempo, antes do início oficial dos jogos, a seleção brasileira de futebol já estreou com vitória. Jogando em São Januário, o time bateu a equipe da Argélia por 1 a 0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: