Valorização do real

27 jul

Por Gabriel Duque

Dois números me chamaram a atenção no início desta semana. Um se refere à queda do dólar, que, após seis dias consecutivos em baixa, chegou à sua menor cotação desde 1999.A moeda norte-americana fechou esta terça-feira, 26 de julho, valendo R$ 1,54.

O outro diz respeito ao crescimento de brasileiros que fazem intercâmbio. Depois de 170 mil pessoas deixarem o país no ano passado em programas de estudo ou trabalho no exterior, a previsão é de que, em 2011, haja um aumento de 20% a 25% no número de participantes.

As duas informações estão totalmente atreladas, já que a valorização do real torna mais acessíveis às viagens aos interessados em realizar intercâmbio. Quem não sonha em ir aos Estados Unidos ou aos países europeus ou a tantos outros lugares do mundo para conhecer novas culturas, aprender ou aperfeiçoar sua fluência em outros idiomas e ainda ganhar experiência profissional no exterior? A maior parte almeja a oportunidade de poder ter essa vivência e, nas atuais conjunturas, está mais fácil, entenda-se mais barato, se atirar em uma empreitada dessas.

Segundo pesquisa da Association of Language Travel Organisations, os lugares mais procurados por brasileiros para intercâmbios são países de língua inglesa como os Estados Unidos, destino bastante popular, a Austrália, que possui clima semelhante ao nosso, e a Inglaterra, sede das Olimpíadas de 2012.

Além deles, potências mundiais como a Alemanha, terceira maior economia do globo e dona de infraestrutura invejável, estão em alta. Nações emergentes como a China, que ganha cada vez mais status no mundo, também tem passado a receber maior número de interessados.

Já o Japão, que mantém o legado de sua civilização histórica, consegue atrair pelo aspecto cultural. Países vizinhos a esses, como Canadá e Irlanda, acabam sendo outros pontos requisitados.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: