Pensar as tecnologias na cultura digital

19 ago

Encerrou-se nesta quinta-feira, 18, o IV Simpósio de Comunicação da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Com a presença do Profº. Dr. Rogério da Costa, o último encontro teve como tema: “Pensar as tecnologias na cultura digital”.

Após explicar o panorama histórico do surgimento das primeiras iniciativas do que conhecemos hoje como redes sociais na internet, o professor apontou os rumos que as novas tecnologias podem tomar em um futuro próximo.

Ao iniciar sua explanação, da Costa comentou sobre as mudanças no processo do trabalho a partir do começo do século XX. Ao citar o ‘trabalho imaterial’ – aquele onde não há um bem palpável – como cuidar de uma criança ou mais especificamente a produção intelectual, o professor fez uma relação entre estas mudanças e as transformações em nossa sociedade atual.

Partindo desta premissa, o palestrante chegou ao surgimento das redes sociais – já existentes em nosso cotidiano, mas potencializado com o advento da internet – para explicar o conceito de capital social. Ou seja, quanto mais pessoas conhecemos e consequentemente nos relacionamos, maiores são as chances de obtermos benefícios em nossa vida.

Surge então, uma relação trivalente: economia, comunicação e indivíduo. Pois, a partir da relação entre os indivíduos – gerado pela comunicação – é possível obter benefícios tangíveis, onde a ação coletiva age para o bem de todos em uma mesma rede.

Para exemplificar, da Costa apresentou um vídeo sobre a RideLink. A rede social une pessoas em comum com a intenção de ajudar. No caso apresentado, uma das integrantes vai buscar o amigo que não pode dirigir, após ser avisada por uma mensagem de celular.

Impressões – Fiquei muito contente com a participação no Simpósio da FAPCOM. Foram dois dias de muito aprendizado e material para o nosso blog. Fica aqui o meu agradecimento aos responsáveis e a expectativa para novos eventos.

Anúncios

3 Respostas to “Pensar as tecnologias na cultura digital”

  1. Mayara (@mayara_162) 19/08/2011 às 23:41 #

    Pelo seu post, deve ter sido bem enriquecedor esse Simposio! Os leitores do blog agradecem! =)

  2. Cássio 22/08/2011 às 11:08 #

    Sou seminarista paulino, estive presente neste dia e gostei muito do seu resumo.Bem apresentado. Pena que não foi possível “absorver” mais um pouco o conhecimento do Dr Rogerio da Costa, levando em conta o seu vasto currículo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Futuro? « Leia e Opine - 22/08/2011

    […] palestra de quinta-feira, no IV Simpósio de Comunicação da FAPCOM, o professor Rogério da Costa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: