Pirâmide Invertida

24 ago

Este post faz parte da sessão de dicas de nosso blog na qual se encontra outros temas como jargão e gancho. Conceito primordial do jornalismo, a ideia da pirâmide invertida é colocar o lead (informações principais) no topo da matéria.

Ou seja, quando se começa um texto jornalístico é natural a utilização dos dados elementares no início para que o leitor possa compreender o tema abordado.

Histórico – Vale lembrar que antes do advento da tecnologia – principalmente a internet – muitos textos eram enviados às redações por telégrafo. Assim, ao usar o método da pirâmide invertida, o jornalista tinha a certeza de que as informações essenciais haviam sido transmitidas, caso houvesse queda na comunicação.

Ainda na área do impresso, há a lenda que a pirâmide invertida favorecesse o trabalho do editor. Profissional responsável pelos eventuais cortes no texto para enquadramento no jornal, caberia a este eliminar o ‘fim’ da matéria valorizando somente o início.

Já no contexto do jornalismo online, a pirâmide invertida mostra-se ainda mais útil. Já que apresenta diretamente os fatos ao internauta – cada vez mais apressado – chamando a atenção para a leitura do restando do texto.

Anúncios

2 Respostas to “Pirâmide Invertida”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mas, afinal o que é lead? « Leia e Opine - 25/08/2011

    […] o tema de nosso blog foi a pirâmide invertida, conceito no qual o lead é colocado no início do texto. No entanto, ficou a dúvida: e a que se […]

  2. O que é linha fina? « Leia e Opine - 08/11/2011

    […] Dicas – Aqui você encontra as definições para gancho, jargão, lead e pirâmide invertida. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: