A polêmica lógica criativa

2 set

Já comentei aqui ser um leitor assíduo do site de Aguinaldo Silva, atualmente no ar com a novela das 21h, “Fina Estampa”, na Rede Globo. Hoje ao consultar a página, deparei-me com uma crítica referente a lógica criativa.

Tudo começou na quarta-feira, 31, quando a colunista de televisão de O Globo, Patrícia Kogut, deu nota 0 para uma cena em que a personagem de Tânia Khalil deixa a sala de aula e parte em disparada ao socorro da mãe recém-assaltada. Por considerar a cena ‘inverídica’, a jornalista atribuiu o 0 à novela.

Diante do episódio, Aguinaldo rebateu a crítica com uma citação do livro “Por dentro do Roteiro”, de Tom Stempel. Segundo o autor há uma diferença entre a “lógica real” que pauta o nosso cotidiano e a “lógica criativa” que embasa a ficção.

A análise feita pelo novelista mostrou que na televisão e no cinema o que importa são as ações relacionadas diretamente à trama. Ou seja, se em um dia o ator aparece deitando, na outra cena ele já está a postos para ter mais um dia de trabalho, sem haver a necessidade de mostrar as horas de sono, subentendidas pelo público.

Gostei da explicação, pois minha mãe sempre se pergunta. Mas como fulano já chegou a tal lugar sendo que ele acabou de sair? Ao ponto que eu prontamente respondo: Mãe, isto é novela.

Explicando: um fato visível para os telespectadores – a rapidez no desenrolar de algumas tramas – tem um embasamento teórico: a tal da ‘lógica criativa’. Considerei importante a explanação do autor para um assunto interessante e no mínimo polêmico.

Anúncios

Uma resposta to “A polêmica lógica criativa”

  1. Mayara (@mayara_162) 03/09/2011 às 02:56 #

    Mãe sempre faz esse tipo de comentario, a minha não fica atrás e solta umas perguntas desse estilo….”Como ela chegou tão rapido em casa? Em novela, tudo acontece em questao de minutos” rs!!! É normal, mas gostei dessa lógica criativa!!! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: