Está dada a largada: rumo a 2020

3 set

Encerrou-se na quinta-feira, 1 de setembro, o prazo para que os Comitês Olímpicos Nacionais apresentassem as cidades postulantes à sede da 32ª Olimpíada da Era Moderna, a ser disputada em 2020.

Com a inscrição de Baku, capital do Azerbaijão, são seis as candidatas a receberem os Jogos da depois da edição do Rio de Janeiro. Estão na disputa: Roma (Itália), Madri (Espanha), Istambul (Turquia), Tóquio (Japão) e Doha (Qatar).

Com exceção de turcos e italianos, as outras quatro cidades haviam manifestado o interesse para acolher a edição de 2016, mas foram superadas pelos cariocas. A escolha da sede dos Jogos de 2020, acontecerá na cidade de Buenos Aires, em 7 de setembro de 2013.

Baku – Localizada na região do Caúcaso, a capital do Azerbaijão tenta pela segunda vez ser sede olímpica. Com pouca expressão esportiva, a cidade conta com as grandes exportações de gás e petróleo do país para acolher os Jogos.

Roma – Sede dos Jogos de 1960, os italianos já tentaram receber a competição em 1948 e 2004, mas foram superadas por Londres e Atenas, respectivamente.

Madri – Derrotada na última rodada no pleito contra o Rio de Janeiro, a capital espanhola já disputou a sede de 1976 (mas perdeu para Montreal) e 2012 (sendo superada por Londres). Vale lembrar que a Espanha já acolheu uma Olimpíada em 1992, na cidade de Barcelona.

Istambul – Principal cidade turca, a antiga Constantinopla entra no páreo pela sede dos Jogos Olímpicos pela quinta vez. As outras tentativas foram em 2000 (com a vitória de Sydney), 2004 (Atenas), 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).

Tóquio – Sede da edição de 1964, os japoneses querem mostrar a superação do país após o tsunami do início deste ano e receber a competição pela segunda vez em sua história.

Doha – Embalado pela conquista da sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar busca a dobradinha no calendário com a entrada de sua capital na disputa pela sede de 2020. Derrotada na corrida por 2016, após apresentar projeto com data de realização dos Jogos fora do estabelecido pelo COI, o país agora recebeu autorização especial para concorrer. Caso seja escolhida vencedora, Doha pode acolher os Jogos no mês de outubro, fugindo assim das altas temperaturas do verão no Oriente Médio.

 

Anúncios

Uma resposta to “Está dada a largada: rumo a 2020”

Trackbacks/Pingbacks

  1. (Quase) Sedes olímpicas « Leia e Opine - 04/09/2011

    […] o texto deste sábado sobre as candidatas à sede dos Jogos Olímpicos de 2020, o signatário deste blog […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: