Errando que se aprende

9 set

Não há maior clichê no mundo do que a frase que dá título a este post. Mas, no nosso caso, este é o melhor início para o texto do exemplo a seguir.

Durante a época da universidade, a professora Eiko Enoki ministrou a aula de Redação Jornalística para revista. Ou seja, éramos os responsáveis pela pauta, apuração e também fotografia de nossas matérias.

Meu amigo Akio Uemura optou, à época, em fazer uma reportagem sobre artes circenses. E lá foi ele em busca dos personagens para ilustrar o seu texto. Após entrevistar uma moça especializada em fazer o número do tecido, o aprendiz de repórter voltou para a sala de aula com o material pedido pela professora.

Para a surpresa geral, Akio fotografou a moça em pé, em frente a lona do circo, sem nenhuma imagem que mostrasse ela como acrobata. Ao ver a foto, a professora Eiko perguntou: Mas o que você quer mostrar com essa ilustração?

Ela ensinou que para a foto ser ideal, a moça deveria estar pendurada no lençol, ilustrando assim a sua profissão e o motivo da matéria.

Naquele dia, todos nós tivemos uma aprendizagem (na prática). A fotografia tem como função complementar o texto, ajudar o leitor a compreender melhor o assunto e por esta razão a foto do Akio não atendia as exigências.

Este foi para mim, um fato relevante, pois a partir daí aprendemos todos sobre a importância do fotojornalismo e – claro – não cometemos mais o mesmo erro.

Anúncios

2 Respostas to “Errando que se aprende”

  1. Mayara (@mayara_162) 10/09/2011 às 13:19 #

    Todo aprendizado, ou grande parte dele, deveria ser feito na prática, pois só assim aprendemos direitinho!!!
    Legal vc compartilhar experiências acadêmicas conosco rs!!! =)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que moderar? « Leia e Opine - 26/12/2011

    […] foi mais uma das lições práticas que levei da universidade para vida. Relembre aqui outra lição importante. Like this:LikeBe the first to like this […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: