Como planejar o seu site?

13 set

Conforme relatei no post anterior, participei do curso de “Jornalismo Digital e Interatividade na Web” no SENAC, durante cinco sábados. Como seria praticamente impossível resumir os aprendizados, vou optar por apresentar os sete pontos principais para o planejamento de sites.

A primeira lição é definir qual o objetivo da página. Sem saber onde chegar, fica impossível traçar o caminho a percorrer. Depois é preciso identificar o público-alvo, a linha editorial e quais são as expectativas para o site.

O terceiro ponto está intimamente ligado ao post anterior. Trata-se da ‘análise competitiva’, ou estudo do benchmarking. Depois é preciso apontar as informações e quais são os requisitos funcionais (leia-se notas de direitos autorais, páginas de conteúdo estático e dinâmico).

Com estes dados em mãos é preciso ‘ordenar o caos’. Para isso agrupe e rotule todo o conteúdo. Com as informações agrupadas é horas de desenvolver a estrutura do site e definir o design visual.

Como havia dito anteriormente, este artigo é apenas uma pincelada no assunto, pois o tema é amplo e complexo. Fica a dica. Quem busca entender melhor a chamada ‘arquitetura da informação’, o curso é uma boa opção.

 

Anúncios

Uma resposta to “Como planejar o seu site?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Para trabalhar em rádio « Leia e Opine - 06/10/2011

    […] como aprendi no curso de jornalismo digital, é conhecendo os benchmarks (ou analisando a concorrência) que podemos encontrar o caminho para […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: