Como gerenciar crises nas mídias sociais

18 out

Nesta segunda-feira, 17, a professora Martha Gabriel foi a convidada para abrir a Maratona Executiva da Trevisan Escola de Negócios. O auditório composto por dezenas de presentes acompanhou atentamente a explanação sobre Gestão de Crise em Mídias Sociais.

 

Foto: Michel Téer

Repleta de explicações e dicas, a palestrante primeiro definiu crise e mostrou a diferença entre crises de evento e informacional. Enquanto esta trata de incidentes, aquela remete a problemas de comunicação.

Martha explicou que crises sempre existiram – e vão persistir – no entanto agora são potencializadas pelo advento da tecnologia proporcionada pela informação em tempo real e as múltiplas plataformas de mídias sociais.

Em quadro comparativo, a professora mostrou como as respostas na rede tendem a ser mais rápidas do que nos meios convencionais: Twitter (de 5 minutos a 2 horas); Facebook (de 30 minutos a 24 horas) e telefone (5 dias úteis).

Outro ponto importante citado na palestra foi mais uma tendência atual. Martha comentou a multiplicação exponencial das citações no Twitter. Para ela é importante saber mensurar os comentários no microblog para não ‘levantar uma bandeira à toa’.

A professora disse ainda que as crises devem ser tratadas diretamente pelo alto escalão da empresa auxiliados por um profissional de Relações Públicas.

Em relação a ‘blindagem da marca’, Martha comentou sobre quatro aspectos fundamentais: levantamento dos “telhados de vidro”, análise dos cenários críticos possíveis, mapeamento social da organização e estratégias de conteúdo.

Para encerrar, a professora apresentou os aspectos que devem guiar qualquer empresa em caso de crise: a gestão deve ser aberta – não se pode esconder nenhum dado; rápida – reduzindo assim o vácuo informacional (popularmente conhecido como ‘tititi); verdadeira – não se deve dizer inverdades e amplamente comunicada em todas as plataformas.

Avaliei como muita positiva a palestra. Gostei dos pontos abordados e consegui ampliar ainda mais o repertório de informações sobre mídias sociais e a solução de crises.

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4 Respostas to “Como gerenciar crises nas mídias sociais”

  1. Mayara (@mayara_162) 19/10/2011 às 22:32 #

    Nooooooooossa, cada vez mais eu gosto dessas palestras que você comenta conosco. Percebo que o tema gerenciamento de crise é cada vez mais constante…acho importante q as pessoas tenham clareza e discernimento para resolver os problemas.
    Ansiosa para mais novidades!!! =)

  2. Carlos Augusto Rodrigues 20/10/2011 às 11:01 #

    Me inscrevi na palestra, porém não pude comparecer. Realmente perdi um precioso conteúdo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oceano do tempo « Leia e Opine - 23/10/2011

    […] comentário proferido pela professora Martha Gabriel em sua palestra de “Como gerenciar crises em mídias sociais” me levou a uma analogia com o livro 1822, do jornalista Laurentino […]

  2. Trevisan lança MBA em Marketing na Era Digital « Leia e Opine - 07/11/2011

    […] Martha apresentou a palestra “Como gerenciar crises nas mídias sociais”, na mesma […]

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