A multidisciplinaridade em foco

19 out

A unidade Lapa Scipião do Senac São Paulo recebeu nesta terça-feira o “Comunica 2011” série de encontros para discutir e analisar “o profissional de comunicação que o mercado procura”.

Convidado para a palestra, o CEO da agência Ewriting, Almir Ramos apontou as principais características do novo profissional do século XXI: criativo, antenado e estratégico.

No início, Ramos destacou as novas condições da sociedade moderna com ênfase nas transformações ocorridas em nosso tempo desde a pré-história até a atualidade.

Depois foi a vez de uma análise sobre o consumidor da nova era informacional. A chamada Geração Y – formada já pelos ‘nativos digitais’ – tem a mobilidade, a multiplataforma, o multiculturalismo, a colaboração e a formação de opinião como suas principais características.

Em seguida, houve uma explicação sobre as mudanças na relação de trabalho e conhecimento originadas a partir da evolução da tecnologia, onde tudo é mais dinâmico. Com o advento digital, a comunicação ganha a rede e a convergência das mídias torna-se cada vez mais factível.

Ainda em relação ao consumidor, fomos apresentados ao conceito de ‘prosumer’ (consumidor + produtor) onde além de adquirir a informação, o ser humano também passa a querer contribuir na produção do conhecimento.

Na área de mídias digitais, Ramos apresentou cases que comprovam a mudança no paradigma entre consumidor e produtor de informação. As pessoas passaram agora a ter mais voz diante das empresas.

No quesito marketing, destaque para os conceitos de “Funil Tradicional” e “Funil Viral”. Enquanto o primeiro defende a tese de comunicar para muitos (comunicação em massa) e assim alcançar o consumidor final, o novo panorama aponta para os ‘virais’, no qual uma pessoa gosta de algo e passa a repercutir para o seu grupo social.

Na área de marketing ainda, uma nova visão. Agora não há mais a centralização na marca, mas sim no ser humano. Diversas propagandas estão associadas no estado de espírito do consumidor tornando a compra em si um fator agregado.

Para finalizar, Almir apontou as características que o mercado procura em um bom profissional de comunicação: é preciso pensar e ser multimídia – o conteúdo deve ser programado para ser várias plataformas; é necessário ter uma visão ampla do processo comunicacional – conhecer diagnóstico, planejamento e métricas e demonstrar atenção e engajamento em causas socioambientais.

Como se pode perceber a palestra foi muito válida e além de ampliar e solidificar conhecimentos já existentes, ainda serviu para desenvolver novos conceitos.

Anúncios

2 Respostas to “A multidisciplinaridade em foco”

  1. Mayara (@mayara_162) 19/10/2011 às 11:27 #

    Acertou em cheio!!! Adoro os posts de encontros que vc participa e depois comenta no blog as novidades…=)
    Gostei de todas e achei bem interessante esses novos quesitos de marketing!!! Sempre que puder participar e dividir com seus leitores será muito bom!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. 1,2,3.0 – as diferenças da web « Leia e Opine - 26/10/2011

    […] a palestra do Almir Ramos, no Comunica 2011, um quadro chamou minha atenção. Tratava-se das diferenças entre os estágios da web desde a sua […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: