Diplomado?

12 jan

Hoje finalmente após mais de seis meses, fui até a sede do Ministério do Trabalho pegar o meu registro profissional. Conhecido como MTB, o número está para nós jornalistas assim como o CRM está para os médicos.

No momento em que pedi informação ao atendente, ele perguntou: Diplomado ou não? Eu sem titubear, soltei no ato: Sim, claro.

Neste instante, passou um filme na minha cabeça. Meus caros amigos de turma – a quem dedico este texto – sabem o quanto lutamos para conclui a Universidade e não digo isso só pelos problemas administrativos que passamos, mas por todas as dificuldades que os jovens universitários enfrentam.

Foram muitas as pendengas pelas quais tivemos que passar. Não sei dizer se aprendemos todo o conteúdo passado. Afinal de contas, um post sobre a relação academia versus trabalho já rendeu uma acalorada discussão em nosso espaço.

Mas, a pergunta que fica é a seguinte: Será que valeu a pena ficar quatro anos na sala de aula para ser jornalista diplomado, sendo que pessoas sem diploma podem chegar no Ministério do Trabalho e assim conseguir o seu registro?

Respondo dizendo que sim. A convivência universitária foi excepcional para mim. Aprendi muito com os professores e com as pessoas que fizeram parte da minha caminhada.

Mas, e você caro colega: achou que valeu a pena cursar a faculdade de jornalismo? Por que?

Uma resposta to “Diplomado?”

  1. Akio Uemura (@AkioUemura) 12/01/2012 às 22:07 #

    Caros,

    Não tenho nenhuma dúvida de que fazer bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo valeu a pena.
    Pobre daquele que não conheceu professores excelentes e amigos maravilhosos.
    Olha que ainda tem a questão da ética, da técnica, da teoria, da experimentação e dos contatos.
    Infelizmente, vontade e vocação não são nada sem conhecimento.
    Ser jornalista sem diploma só vale para os experientes que já estão há tempos no mercado.
    Por isso, também não acredito na extinção do curso de Jornalismo.
    Para terminar, afirmo que faria tudo de novo sem arrependimentos.

Deixe um comentário

