Um exemplo de vida

9 fev

O livro “Os últimos passos de um vencedor”, contando a história do ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, escrito por José Roberto Burnier, caiu em minhas mãos de uma maneira inesperada.

Dica da minha querida sogra, Heliana Spolador, a leitura me cativou de tal forma que em menos de uma semana havia encerrado o texto.

Ao narrar a vida daquele menino que deixou a família aos 14 anos e transformou-se em um dos maiores empresários do Brasil, Burnier conta a luta contra o sarcoma e a força de vontade de Alecar em lutar pela vida.

Em uma narrativa não-linear, o experiente repórter da Globo fala da construção da ideia de escrever sobre Alencar, as entrevistas para a obra (algumas delas com o paciente na cama) e a trajetória do homem que chegou ao segundo posto mais importante da República brasileira.

Uma verdadeira aula de como encarar os medos e os problemas, a vida de Alencar dever ser um exemplo para os mais jovens. Apesar de desenganado pelos médicos, o paciente jamais perdeu a fé e a esperança. Sucumbiu, mas antes lutou até o fim.

Trabalho – Jornalisticamente falando, o livro traz a história de Burnier e seu contato com a família Alencar. Primeiro repórter a noticiar a morte, o jornalista tinha livre acesso ao hospital e aos parentes.

Visivelmente emocionado, Burnier conta as dificuldades para finalizar a obra e os medos de não conseguir material suficiente. Recomendo a leitura tanto pela fantástica história de vida quanto pela lição de jornalismo.

Anúncios

2 Respostas to “Um exemplo de vida”

  1. Mayara (@mayara_162) 09/02/2012 às 14:52 #

    Gosto bastante do José Roberto Burnier…adorei a dica de leitura, afinal, acho q nunca tivemos um ex-vice-presidente que lutou tanto pela vida e nos ensinou que temos q ter fé e esperança na cura do cancêr, por mais q essa doença seja tenebrosa.

    • Priscila Ota 10/02/2012 às 08:49 #

      Realmente José Alencar foi um guerreiro.
      Muito boa matéria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: