A relação TV e Twitter

10 fev

Em dezembro do ano passado, a colunista de O Globo, Patrícia Kogut, em uma de suas colunas afirmou: “É uma mostra de que a TV e a internet se interalimentam”, referindo-se às visitas dos sites das novelas após as exibições dos capítulos.

Deste pressuposto surge um fato novo: basta um programa de televisão chamar a atenção, tanto na audiência medida no IBOPE quanto na repercussão gerada na rede e em instantes transforma-se no assunto mais comentado do momento, figurando assim nos Trending Topics do Twitter.

Exemplos clássicos desse ‘comportamento’ são a atual novela das 21h, da Rede Globo, “Fina Estampa” que geralmente tem seus personagens entre os mais citados na hora de exibição. Basta o ator ter um destaque no capítulo e logo seu nome passa à lista dos TT’s.

Assim também aconteceu ontem com a série “As Brasileiras”, de Daniel Filho. O episódio protagonizado por Cláudia Jimenez, “A Inocente de Brasília”, logo que foi ao ar já estava como um dos assuntos mais comentados do momento.

No entanto, outros exemplos não estão ligados diretamente à audiência verificada pelo IBOPE. O programa “Mulheres Ricas“, exibido pela Bandeirantes é um fenômeno no Twitter, pois atinge grande repercussão, sem necessariamente ultrapassar os cinco pontos na medição oficial.

Eis aqui uma questão a ser abordada. De acordo com Patrícia, nem sempre o que se posta no Twitter é positivo: “Acho legal você observar que o fato de algo entrar para os Trending não significa que esteja agradando. Muitas vezes entra por excesso de crítica. Significa que está mobilizando quem está ligado no Twitter,” diz a jornalista.

Independentemente do posicionamento das pessoas que comentam no Twitter, outro fato é indiscutível: a ferramenta de microblog tornou-se um verdadeiro termômetro da internet atual, onde as tendências são verificadas.

Anúncios

Uma resposta to “A relação TV e Twitter”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Retroalimentando « Leia e Opine - 23/09/2012

    […] comentei aqui que alguns dos Trending Topics do Twitter, muitas vezes, estão relacionados a programas que estão […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: