Um bairro em transformação

13 mar

Quis pegar um exemplo micro, mas tenho consciência que o mesmo acontece em toda São Paulo. Quem caminha pelas ruas da Vila Prudente, na zona leste da capital, vê a verticalização pujante do bairro.

Foto Alessandra Mercês

A chegada do metrô em agosto de 2010, fez multiplicar os canteiros de obras em toda região. E ainda tem a construção do monotrilho que expandirá a malha metroferroviária até São Mateus.

A crescente ocupação de prédios no lugar das casas é um fenômeno visível há anos em toda cidade, mas a aceleração do processo no trecho entre as avenidas Vila Ema e Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello é assustador.

Nas imediações da estação são dois projetos já inicializados e outro em fase de desapropriações. O mercado da construção civil ocupa agora terrenos antes desocupados e até casas simples que dão espaço a novas torres.

Este panorama tem como base a atual estabilidade econômica do país, a crescente procura pela casa própria e o acesso facilitado ao crédito imobiliário.

Em poucos anos a Vila Prudente e toda região certamente será um dos mais importantes bairros de São Paulo. Surgem novamente os questionamentos: se os pontos positivos são muitos e conhecidos por que não investir mais em metrô? Qual o futuro de nossa cidade arquitetonicamente falando? Um emaranhado de arranha-céus?

Foto Alessandra Mercês

Anúncios

2 Respostas to “Um bairro em transformação”

  1. Alessandra Merces 13/03/2012 às 07:51 #

    As transformações ocasionam perdas.
    Neste caso, em particular, as ruas pacatas do bairro, não encontram mais, os vizinhos nos portões, poucas são as crianças que brincam na praça, localizada na rua JOSÉ DOS REIS. Os pássaros migraram…
    Haaa!!! Bendito, CRESCIMENTO, que nos atropela de maneira brusca.
    Porém, feliz do SER HUMANO, que presencia o PROGRESSO!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Uma nova fronteira « Leia e Opine - 08/09/2012

    […] boom imobiliário da Vila Prudente já foi tema de um post aqui no blog. No entanto, um novo empreendimento na região merece o registro em nossa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: