Londres a caminho dos Jogos

23 abr

Por Gabriel Duque

Faltando menos de 100 dias para a realização dos Jogos Olímpicos de Londres, que terão seu início em 27 de julho, o clima começa a esquentar para a disputa. Dentre os mais de 10.500 atletas de 205 países que participarão da competição, os grandes astros já chamam a atenção tanto na preparação para o evento quanto nas declarações.

O velocista jamaicano Usain Bolt, dono de três medalhas de ouro em Pequim, já disse que quer se tornar uma lenda viva na capital britânica. Enquanto isso, a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica, com ouros em 2004 e 2008 no salto com vara, esnobou as adversárias, inclusive a brasileira Fabiana Murer, e afirmou que só perde o posto mais alto do pódio para ela mesma.

Se fora das quadras e pistas o clima de rivalidade esquenta para Londres, a organização segue com os preparativos para deixar tudo perfeito para a 30ª edição dos Jogos. Já são mais de 8,8 milhões de ingressos vendidos para os eventos esportivos e mais de 21 mil jornalistas e técnicos credenciados para a cobertura. Além disso, a infraestrutura também se destaca.

O Estádio Olímpico, construído na região de Strattford, no leste da capital, tem capacidade para 80 mil pessoas; o centro aquático desenhado em forma de onda comporta 17.500 espectadores; e o velódromo impressiona pelo projeto futurista. Os torneios de tênis serão disputados na tradicional grama de Wimbledon, enquanto o futebol pisará no famoso estádio de Wembley. Já a maratona passará pela alameda The Wall, que chega ao Palácio de Buckingham.

No total, foram investidos quase 11 bilhões de euros, o triplo do previsto em 2007, sendo 662 milhões apenas com a segurança. O retorno para a cidade fica por conta dos 7,5 bilhões injetados para melhorar o transporte; da reserva de metade dos 2.800 apartamentos da Vila Olímpica para a população de baixa renda; da despoluição dos rios, dos aquíferos e do solo da região do Parque Olímpico, em Strattford; e da revitalização desta parte de Londres, que, segundo os organizadores, passou em cinco anos por uma transformação que demoraria 30 anos.

Agora, em maio, começa o revezamento da tocha olímpica que seguirá pelas mãos de mais de 8 mil britânicos até chegar à cerimônia de abertura do evento. E que venham os Jogos!

 

Uma resposta to “Londres a caminho dos Jogos”

  1. rafaela 06/07/2012 às 13:37 #

    eu amo o futebol o futebol pra mim e tudo na minha vida eu só jogo na escola mais eu amo o futebol eu queria ser uma jogadora por que foi este talento que deus me deu muitos me chamam de maria macho mais eu não ligo nos que os outros pensam mais sim no que minha familia acha meu pai não gosta muito mais ele me apoia eu jogo futebol não e por capricho e sim pelo coração!!!

Deixe um comentário

