Domínio Real – Barça na Espanha

5 maio

Por Gabriel Duque

Por antecipação, o Real Madrid já sacramentou o título da temporada 2011/12 da Liga Espanhola, o 32° de sua história, voltando a vencer o campeonato nacional após três anos de conquistas do Barcelona. No papel, os dois possuem os melhores times e elencos do mundo apesar de não terem chegado à decisão da Liga dos Campeões.

Cristiano Ronaldo, o craque merengue

O domínio que ambos exercem na Espanha é avassalador. O clube da capital chegou a 94 pontos faltando duas rodadas para o fim, seguido pelo rival catalão com 87. O Valencia, até o momento terceiro colocado, aparece praticamente 30 pontos atrás do Barça.

Os merengues, liderados por Cristiano Ronaldo, e os catalães, capitaneados por Messi, ganharam as últimas oito edições da Liga Espanhola. Desde a temporada 2003/04 quando o Valencia desbancou ambos, os times medianos do país ibérico não conseguem superar a dupla Real-Barça. Para efeito de comparação, o Brasil já teve seis campeões diferentes nos nove anos desde que o sistema de pontos corridos começou a ser utilizado.

Djalminha no alto à esq., Riquelme no alto à dir., Luis Fabiano embaixo à dir. e Villa embaixo à esq.

A disparidade econômica entre os times espanhóis em relação aos grandiosos Real e Barcelona inibe a manutenção do fortalecimento das outras equipes do país. O Valencia ainda tenta se segurar como uma terceira força, mesmo após perder o trio David Villa, David Silva e Juan Mata. Já o Atlético de Madrid, hoje com o argentino Diego Simeone como técnico, busca resgatar seu prestígio histórico. Por outro lado, em diversas ocasiões, alguns clubes evoluem e passam a mostrar a bons resultados, mas logo perdem peças importantes para os gigantes do futebol e voltam a cair pelas tabelas.

Nos últimos anos, já sentiram este efeito o Villarreal, de Riquelme, o Sevilla, de Luis Fabiano, o La Coruña, campeão em 1999/00, com Djalminha e Mauro Silva, o Real Sociedad, vice-campeão em 2002/03, entre outros. E, assim, com equipes surpreendentes, mas efêmeras, o futebol espanhol tenta sobreviver ao domínio de Barcelona e Real Madrid.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: