Redação para novas mídias por Dad Squarisi

21 maio

Neste domingo, 20, o prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera recebeu o último dia da 15ª edição da Expo CIEE Feira do Estudante. Com a presença de inúmeros expositores e milhares de visitantes, o evento teve além das tradicionais atividades voltadas para os alunos, palestras enriquecedoras.

O signatário deste blog acompanhou a explanação da professora Dad Squarisi sobre “Redação para novas mídias”. Em pouco mais de quarenta minutos, a palestrante apresentou diversas dicas de como escrever bem tanto nas novas plataformas digitais quanto no cotidiano.

Após a contextualização do atual cenário, onde estar conectado é imprescindível para qualquer pessoa, Dad apontou os aspectos do novo leitor, aquele a quem nos dirigimos. Afinal o desejo de todo aquele que escreve é ser lido.

Para Dad, o novo leitor é o “senhor do texto”. Vale lembrar que a internet proporciona a cada um iniciar e terminar a leitura de onde for mais agradável.

Em poucas palavras a definição deste leitor seria: infiel, inconstante, apressado, arisco, crítico, visual, exigente, receptivo e multimídia. A web faz deste leitor o dono da situação, pois dá a ele todas as ferramentas para se locomover como bem entender pelas informações apresentadas.

Já o novo autor precisa se adaptar a esta realidade e para isso deve utilizar o português de maneira adequada; dar créditos aos comentários, interagindo com os leitores; não subestimar o leitor e ainda contar bem a história.

Em relação o texto, este deve ser curto, concreto com sentenças que utilizem uma ideia só e preferencialmente com frases em ordem direta (sujeito, verbo e complemento).

Por fim, Dad mostrou três técnicas para se fazer entender bem no Twitter: Escolher, cortar e trocar. Baseado nestes três verbos, o interlocutor conseguirá fazer de sua comunicação algo mais agradável ao leitor.

Ao meu ver, a palestra foi uma das mais enriquecedoras do meu currículo. Foram diversas as dicas apresentadas e muitos os aprendizados conquistados. Encerro o texto com uma declaração da Dad: “A língua é como um guarda-roupa, usamos cada peça de acordo com a circunstância”.

Em tempo, este blogueiro foi o felizardo ganhador do livro “Manual de Redação e Estilo para Midias Convergentes”, que indico para todos os profissionais de comunicação que terão um excelente exemplar para consulta no trabalho e em casa.

Anúncios

4 Respostas to “Redação para novas mídias por Dad Squarisi”

  1. Helô Spolador 21/05/2012 às 08:47 #

    Sortudo, pena que eu não fui com vc!!!! =/

    • Rogério Santana 21/05/2012 às 10:11 #

      Realmente senti sua falta. E você ainda perdeu um grande aprendizado. Mas, da próxima vez estaremos juntos. #sempre =)

  2. Priscila Ota 22/05/2012 às 19:56 #

    Nossa! Essa sim foi uma palestra inesquecível hein!
    Além de ter aprendido um monte, ainda ganhou o livro da palestrante!!!
    Muito legal!
    Se os seus textos já eram ótimos antes de todas essas dicas, o que dirá daqui pra diante…
    Parabéns!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Expo CIEE 2014 | Leia e Opine - 14/04/2014

    […] de Radialista” com Jorge Ribeiro da Rádio Mix, no sábado, 26, às 12h e a professora Dad Squarisi, também no sábado, às 13h, com o tema “Texto nota 10 – Dicas de redação […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: