Alemanha e Holanda tentam impedir o tri da Espanha

8 jun

Por Gabriel Duque

Começa, nesta sexta, a Eurocopa de 2012 que será realizada na Polônia e na Ucrânia, no leste do continente. Pela terceira vez na história, uma candidatura conjunta ganha o direito de sediar o torneio após Bélgica e Holanda, em 2000, e Áustria e Suíça, em 2008.

O campeão da competição estará no Brasil no ano que vem para a disputa da Copa das Confederações. A Espanha, atual campeã e com a base do Barcelona, a Alemanha e a Holanda são as principais candidatas ao caneco. Correndo por fora aparecem as tradicionais Inglaterra, Itália, França e Portugal.

Xavi e Iniesta da Espanha

A Fúria, de Xavi e Iniesta, busca seu terceiro título europeu e, caso consiga, se tornará a maior vencedora do torneio ao lado dos germânicos. No entanto, a equipe comandada por Vicente Del Bosque tem importantes desfalques pelas lesões do zagueiro Puyol e do atacante Villa.

GRUPO C

O primeiro desafio da esquadra espanhola será o grupo C no qual enfrentará a desacreditada Itália, envolvida em novo escândalo de manipulação de resultados, a Irlanda, de volta a um grande torneio depois de 10 anos, e a Croácia, do talentoso Modric e do brasileiro Eduardo da Silva.

A Azzurra, no meio da turbulência e com o brasileiro Thiago Motta e os atacantes Balotteli, Cassano e Di Natale entre os convocados, aposta no seu retrospecto de não estar entre as favoritas e levar o troféu como nas Copas de 1982 e de 2006.

GRUPO B

Ozil e Muller da Alemanha

Já Alemanha e Holanda estão juntas no grupo da morte. A chave B conta ainda com Portugal, que depende basicamente do bom desempenho de Cristiano Ronaldo, e Dinamarca, campeã em 1992 e que tenta surpreender.

Robben e Sneijder da Holanda

Os germânicos, batidos pela Espanha na final da Euro de 2008 e na semifinal da Copa de 2010, querem a revanche para consagrar a geração de Schweinsteiger, Ozil, Lahm, Mario Gómez e Thomas Muller. A Laranja Mecânica, com a mesma base vice-campeã mundial, joga suas fichas no seu forte sistema ofensivo com Van Persie, Robben e Sneijder.

GRUPO A

Lewandowski Da Polônia

Enquanto o grupo B concentra seleções poderosas e promete fortes emoções, a chave A vem sem nenhuma grande equipe. A anfitriã Polônia tem bons jogadores em seu elenco com o goleiro Szczesny, do Arsenal, e o lateral Piszczek e o atacante Lewandowski, campeões alemães pelo Borussia Dortmund. Adversária da estreia dos donos da casa, a Grécia, campeã europeia em 2004, continua apostando na sólida defesa com Papadoulos e Sokratis.

Já a República Tcheca, campeã como Tchecoslováquia em 1976, conta com a grande fase do goleiro Petr Cech, que ajudou o Chelsea a conquistar a Liga dos Campeões, e mantém a esperança nos veteranos Milan Baros, artilheiro da Euro 2004, e Rosicky, do Arsenal. Os jogadores experientes também são a tônica da Rússia, com Arshavin e Pavlyuchenko, o que deixa a torcida para lá de desconfiada.

GRUPO D

Shevchenko da Ucrânia

Outro país-sede da disputa, a Ucrânia terá que se superar para avançar de fase. Estreante no torneio, o selecionado dará a chance de o grande atacante Shevchenko disputar sua primeira Euro. Vale lembrar que, depois da competição, ele se aposentará. No mesmo nível técnico da anfitriã, a Suécia também vive à sombra de seu ótimo avante Ibrahimovic, hoje no Milan. A chave é completa por duas seleções tradicionais: França e Inglaterra, ambas em situação delicada.

Em baixa e com constantes resultados ruins, a Inglaterra também está cheia de desfalques, com Barry, Lampard e Cahill cortados por lesão. De técnico novo após a saída de Fabio Capello com Roy Hodgson no comando, o English Team confia em Gerrard e Rooney para sonhar alto. Já os franceses, sem Abidal e Sagna lesionados, contam com a garra do técnico Blanc para se redimir, após a eliminação na fase de grupos do Mundial de 2010, e apostam nos atacantes Ribéry, do Bayern de Munique, e Benzema, do Real Madrid.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: