Gestão em Redes Sociais

20 jun

No último sábado, 16 de junho, o SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação) realizou o curso Gestão de Comunicação em Redes Sociais com o professor Adriano Miranda.

A turma formada por pessoas de diversas áreas do conhecimento mostrou-se integrada e engajada nas discussões levantadas. Após uma pequena apresentação, Adriano comentou sobre a atual situação em que vivemos no âmbito comunicacional e pessoal das interelações.

O excesso de informações e o uso de filtros para melhor entender nossa realidade foi um dos pontos abordados inicialmente.

Surge então a questão da credibilidade, fator marcante para mensurar a influência na rede. Em um mundo onde todos podem ser o emissor e consequentemente o receptor, cabe ao autor apresentar dados concretos e eficientes daquilo que escreve e consequentemente quer comunicar.

5P’s das redes sociais – Baseado no ,arketing, Adriano apresentou cinco conceitos que estão diretamente ligados a este novo processo: perfil (visto aqui como a pessoa), propagar, produzir conteúdo, participar e progredir.

Após uma pequena explicação da teoria da comunicação e de como pensava Paul Lazarsfeld e suas ideias sobre mass media e formadores de opinião, Adriano falou sobre o conceito do jornalismo de conteúdo, que se refere a união entre jornalismo e marketing.

Novamente ficou evidente que o futuro das mídias digitais está baseado no conteúdo produzido. Vale salientar que o retorno da fidelização das redes sociais é a médio e longo prazo e que o emissor e o receptor precisam estar bem definidos para que a comunicação seja bem realizada.

Mas, como gerir? – A gestão da produção em si tem que seguir alguns passos pré-estabelecidos como a auditoria, a análise (o que é falado no discurso), a estratégia (como o conteúdo será estruturado) e as categorias as quais pertencem.

Além do mais, é preciso lembrar-se de: revisar, aprovar, publicar, atualizar e arquivar o conteúdo de maneira clara e objetiva para os receptores.

Fica claro então o fato de que cada editor faz a gestão do conteúdo a sua maneira, criando a melhor forma de gerir o conteúdo das redes sociais.

Ao fim do curso foram apresentadas algumas ferramentas que auxiliam na gestão das mídias e como estas são importantes para o desenvolvimento do trabalho atual na rede.

A atividade foi muito proveitosa e satisfatória para este blogueiro que indica a participação de todos nas próximas atividades.

Foto: Thayse Lopes

Veja a apresentação de slides do profº Adriano Miranda.

Anúncios

2 Respostas to “Gestão em Redes Sociais”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cursos no SEPAC – outubro « Leia e Opine - 10/09/2012

    […] São várias as oportunidades em diversas áreas do conhecimento. Nos dias 15 e 22 acontece a Oficina de Vídeo. Já no sábado, 22, é a vez da Oficina de Produção e Conteúdo para Redes Sociais – segunda parte do curso ministrado pelo professor Adriano Miranda. […]

  2. Sepac: cursos de maio | Leia e Opine - 19/05/2014

    […] no dia 31, sábado, serão duas atividades: o curso de gestão de comunicação em redes sociais com o professor Adriano Miranda e o laboratório de recursos audiovisuais para […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: