O valor do futebol

29 jun

Por Gabriel Duque

Viajar pelo seu time de coração; companhias de turismo em ação.

Os torcedores mais fanáticos ou fazem caravanas ou vão em turma, mas, de qualquer forma, se viram para ver de perto o seu time de coração onde quer que ele vá jogar. Para ajudar os fãs e arrecadar mais dinheiro com ações de marketing, os times começaram a investir em meios de levar os aficionados para os locais de partida fora da sua cidade. Hoje, no Brasil, diversas equipes, entre elas Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras, possuem parcerias com empresas de turismo.

A Futebol Tour presta serviços para Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense e, com a ascensão do Alvinegro praiano no ano passado, foi a primeira a ter maior êxito em suas operações. Para a final da Libertadores contra o Peñarol, em Montevidéu, no Uruguai, foram vendidos 450 pacotes de viagem. Depois, no fim da temporada, para o Mundial de Clubes, no Japão, foram outros 730 pacotes. Com esta comercialização, o clube recebeu cerca de R$800 mil em royalties pagos pela empresa.

Além do caso de sucesso do Santos, a Futebol Tour conseguiu boa adesão da torcida do Fluminense pelo programa Vou Ver o Flu para o jogo contra o Boca Juniors, na Argentina. Para incentivar ainda mais os tricolores a embarcar na viagem, os cariocas levaram o ex-atacante Washington, ídolo da equipe, e Bianca Leão, a musa do clube. Nos pacotes, há normalmente as passagens aéreas, os translados, o ingresso, o seguro viagem, o acompanhamento de guias, o evento de almoço ou jantar e um kit torcedor com camisa do time.

Já o São Paulo tem a iniciativa do Passaporte FC em parceira com a Freeway Sports, o Vasco está ligado à empresa Esportes Viagem e o Grêmio lançou a Terra Mundi Viagens, sua própria agência de turismo, e espera arrecadar R$500 mil anuais. Por fim, o Corinthians fechou acordo no fim de abril com a CVC para a companhia operar a Vai Corinthians, agência do clube paulista. Na expectativa pelo título da Libertadores deste ano, a empresa quer ultrapassar a marca de três mil pacotes vendidos para o Japão.

Com o começo da consolidação deste serviço no Brasil, está claro que cada vez mais clubes investirão na modalidade para atrair os torcedores. Em contrapartida, os aficionados também vão passar a procurar mais pelas oportunidades de pacotes ao invés de se aventurarem nas viagens para ver os jogos dos seus times.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: