O público e o privado nas Redes Sociais

31 ago

Na noite desta quinta-feira, 30, a FAPCOM abriu suas portas na Vila Mariana para o terceiro e último dia do 5º Simpósio de Comunicação da instituição.

Com o tema “O público e o privado nas Redes Sociais”, o evento contou com a presença de Eugênio Trivinho e Erick Felinto, estudiosos que abordaram as formas como as relações pessoais foram transformadas com o crescimento da web.

Demonstrando seu amplo conhecimento sobre o assunto e com vocabulário rico em termos utilizados em textos acadêmicos, Trivinho defendeu a ideia de que o público e o privado não se dividem.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial e a consequente aparição do pós-moderno a “Publicização do Privado” e a “Privatização do Público” tem tomado conta de nossas  vidas, sendo que as redes sociais apenas potencializaram este fenômeno.

Já Felinto tratou da ideia do imaginário existente nas redes sociais. Desde a contextualização do conceito até a explicação sobre memes (memória comportamental que se torna um viral), o palestrante abordou o controle das novas mídias por órgãos de inteligência.

Também foi discutida a questão da individualidade na rede e a seu possível desaparecimento, tendo em vista que a massificação proporcionada por todas essas experiências é visível e crescente.

Participar de uma atividade como esta é sempre enriquecedora e positiva. Afinal de contas, está imerso no meio acadêmico trocando ideias e experiências é sempre saudável. No entanto, o uso de uma linguagem rebuscada e técnica demais pode impedir a compreensão da mensagem fugindo assim da premissa fundamental da comunicação: transmitir a informação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: