Dia da Pátria

7 set

Há exatos 190 anos, D. Pedro I gritava às margens do riacho do Ipiranga e este nosso Brasil deixava de ser uma colônia portuguesa.

Envolto em uma crise política, o futuro rei de Portugal nada pode fazer a não ser libertar a terra que o acolhera junto com seu pai  e toda família real quando Napoleão invadira seu reino em 1808.

Apesar de não ter toda a suntuosidade retratada o quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo, como nos conta o livro Guia do Politicamente Incorreto do Brasil, a Independência foi para nós um marco grandioso e até hoje é relembrado neste 7 de setembro.

Passados quase dois séculos do fim da dominação portuguesa, o Brasil é atualmente um país emergente no cenário mundial. Palco dos dois maiores eventos esportivos nos próximos anos, nosso país vê uma onda migratória vindo do exterior para cá.

Outro exemplo que mostra nosso crescimento no mapa político e econômico do planeta é o episódio da ajuda do governo brasileiro aos lusitanos mostrando que a ex-colônia é agora um país em franco desenvolvimento.

Por estas e outras, hoje 7 de setembro, todo brasileiro deve ter orgulho de sua pátria – mesmo que ainda nos reste tanto a caminhar rumo a consolidação de nosso patamar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: