Aula sobre a nova comunicação

19 set

Antes de iniciar este texto propriamente dito, gostaria de salientar que este blogueiro tem a intenção de entrar para o curso de pós-graduação no ano que vem. Logo as referências acadêmicas e temas pertinentes serão, a partir de agora, recorrentes em nosso espaço.

Após essa divagação, gostaria de compartilhar o texto do professor Caio Túlio Costa, da ESPM, publicado na revista de jornalismo da instituição.

No artigo intitulado “Analógicos versus digitais”, o professor apresenta o cenário atual e o convívio entre os nativos digitais – pessoas que nasceram em meados da década de 80 – com os outros classificados pelo autor como analógicos.

Mostrando os modelos de negócio existentes na comunicação, o professor Caio apresenta as modificações sofridas pelos meios – principalmente o jornalismo – com a popularização da internet.

Entre os modelos, destaque para o “pay wall poroso” – espécie de barreira que retém o usuário após a leitura de determinado número de textos ao mês. Exemplificado pelos jornais New York Times e Folha de São Paulo.

Há também os modelos de negócios, onde o acesso para todo o conteúdo é liberado e aquele em que todas as informações são bloqueadas.

Com uma linguagem clara e objetiva – fugindo da rigidez do vocabulário acadêmico – o professor aponta caminhos e perspectivas para o jornalista do século XXI.

“O jornalista precisa se convencer de que deixou de ser o ator principal e se tornou um coadjuvante no mundo digital.”

Por fim, Caio comenta sobre a distribuição de conteúdo nos meios digitais: “Os meios de informação tradicional não dominam mais a totalidade da cadeia e valor no mundo digital.”

Para ler o texto na íntegra, acesse aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Aula sobre a nova comunicação”

  1. Priscila Ota 20/09/2012 às 09:09 #

    Que ótima notícia Rogério!
    Estarei aqui torcendo para que vc comece sua pós e que isso possa lhe agregar muito mais conhecimento e crescimento profissional!
    Bem interessante a abordagem do tema… Realmente, é necessário analisar os reflexos que essa nova geração digital está criando no âmbito da comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: