Produção de conteúdo na web

2 out

Durante três sábados, a Casa da Palavra Mário de Andrade, na Barra Funda, recebeu o Minicurso de Jornalismo Online ministrado pelo professor Ricardo Fotios. Dividido em três partes: como entender o veículo, como produzir para a web e qual a melhor forma de apresentar o conteúdo, o curso foi mais do que produtivo. Com apresentação de ideias claras e objetivas, Fotios mostrou como aliar experiência e teoria na construção de um conteúdo valioso.

Após uma ampla contextualização do surgimento a web e suas implicações em nossa sociedade, Fotios apresentou os sete princípios básicos da web 2.0: Web como plataforma, Inteligência Coletiva, Banco de Dados como diferencial, Software como Beta perpétuo, modelos leves de programação, conteúdo para vários dispositivos e experiência rica do usuário.

Antes disso, porém o professor explicou a diferença entre internet e web. Contrariando algumas ideias, os termos não são sinônimos. Enquanto a primeira é como uma espécie de estrada, a segunda apenas trafega por ela. Para exemplificar, há outros “carros” por esta via como o MSN, o Skype, o Outlook e o FTP.

Na questão técnica, vale salientar uma informação vista em aula: “a leitura no monitor é 25% mais lento do que sobre o papel”, explicando assim, em partes, a leitura dinâmica experimentada em sites.

Outro ponto-chave das aulas foi os princípios do webwriting:  objetividade, navegabilidade e visibilidade.

Dentro da contextualização do que é notícia, Fotios apresentou um conceito próprio. A ‘notícia commodity”  aquela bruta que todos os veículos noticiam. Cabe ao jornalista dar uma nova roupagem e assim agregar valor ao fato informado.

Para finalizar, o professor mostrou dicas de como otimizar o conteúdo nas ferramentas de busca priorizando sempre: o título, subtítulo e/ou intertítulo e primeiro parágrafo.

Outras dicas importantes em relação às palavras-chave foram a proeminência (distância entre a 1ª citação e o início do texto), a ordem dos termos, a proximidade e a frequência, visando sempre a melhor colocação nos mecanismos de buscas.

Na questão da usabilidade, vimos diversas questões, que respondidas atendem as necessidades da arquitetura da informação e do design da página.

Após três dias de muito aprendizado, fica a sensação de conhecimento adquirido.

Anúncios

Uma resposta to “Produção de conteúdo na web”

  1. Priscila Ota 02/10/2012 às 08:00 #

    Muito ricas as informações adquiridas neste curso!
    Valeu muito a pena mesmo…
    Obrigada por compartilhar! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: