Youtube, Twitter e as eleições

8 out

Com o fechamento das urnas em todo o país na noite de ontem e a conclusão das eleições em algumas cidades, diversos dados foram amplamente divulgados na web.

Em um caso específico, a força desta mesma rede pode ser comprovada. Em maio do ano passado, a professora Amanda Gurgel figurou por dias nos Trending Topics do Twitter, após discursar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Com uma fala emblemática, Amanda causou constrangimento aos deputados presentes comparado o salário de sua categoria aos rendimentos pagos aos parlamentares.

No entanto, desde ontem e a partir do dia 1º de janeiro, Amanda terá a oportunidade de estar do outro lado das bancadas.

Eleita vereadora de Natal com 32.819 votos – 8,59% dos válidos – a professora obteve a maior votação nominal da capital potiguar em 2012.

Fruto da repercussão de sua fala na assembleia, que logo se tornou um vírus e tomou conta da rede, o fenômeno Amanda Gurgel – que até esteve no palco do Domingão do Faustão – pode ser visto do ponto de vista das redes sociais e seus produtos.

Ao meu ver, esse resultado nas urnas está diretamente ligado à força do Youtube e a repercussão da indignação de Amanda. Não fosse o fato de estar em evidência com seu vídeo – e obviamente defendendo uma causa justa para muitos eleitores – dificilmente a então candidata obteria votação tão expressiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: