Crise econômica já afeta o futebol

21 out

Por Gabriel Duque

Atual campeão europeia e mundial, a Espanha se tornou uma das potências no esporte bretão e sinônimo de futebol bem jogado. Ao mesmo tempo, o país ibérico é um dos principais afetados pela crise econômica da zona do euro. Até o dia 12 de outubro, um assunto não atingia o outro, porém os problemas monetários começaram a assolar o campo esportivo.

Na ocasião, a Espanha enfrentou a Bielorrússia pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014 em Minsk, mas nenhuma televisão espanhola conseguiu exibir a partida para o seu país e as rádios precisaram transmitir o jogo do hotel onde estavam hospedadas.

Empresa detentora dos direitos de transmissão do duelo, a Sport Five pagou 1 milhão de euros à Federação Bielorrussa e iniciou a comercialização dos direitos cerca de três semanas antes da partida. A companhia começou a venda pedindo 1,1 milhão de euros e, a cinco dias do confronto, chegou a baixar o valor para 800 mil euros.

Mas as televisões espanholas não tiveram condições de adquirir os direitos. Segundo J. J. Santos, diretor de esportes da Mediaset España, é impossível pagar o mesmo valor de três anos atrás por um jogo, sendo que o retorno publicitário recuou mais de 60% no período.

A TVE seguiu o mesmo discurso e também lembrou que o jogo foi realizado numa sexta-feira festiva com menor consumo televisivo e fora do horário nobre, dificultando ainda mais o retorno publicitário. Com isso, os torcedores da Fúria tiveram que buscar os sinais de TV de outros países.

Quanto às rádios, a Sport Five quis cobrar 25 mil euros de cada emissora para liberar a transmissão de dentro do estádio do jogo. Nenhuma das rádios aceitou isso, resolveu desmontar a aparelhagem no campo e narrou a partida do hotel a partir de imagens da TV local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: