2012 – o ano sem dono e dos recordistas – PARTE 4

1 jan

Por Gabriel Duque

A seleção brasileira também não escapou de um ano movimentado, começando por uma mudança na cúpula. Ricardo Teixeira deixou a presidência da CBF e José Maria Marin assumiu o cargo. As alterações não pararam por aí e chegaram à beira do campo.

Após a prata em Londres e o fraco desempenho do time no Superclássico contra a Argentina, Mano Menezes foi demitido. O pentacampeão Felipão foi contratado para o ser o novo treinador e veio acompanhado do tetracampeão Parreira como diretor. Jogadores de currículo campeão pela seleção também foram destaque no ano.

Mano Menezes

Ronaldinho Gaúcho deixou o Flamengo brigado e apresentando um futebol bem abaixo do esperado, mas conseguiu dar a volta por cima no Atlético-MG e levar o Galo ao vice-campeonato brasileiro. Já Adriano continuou se envolvendo em polêmicas, voltou ao Flamengo, se tratou de lesão e foi embora do rubro-negro antes mesmo de reestrear.

Quem se aposentou foi o goleiro Marcos. Uma pena. Um dos atletas mais bem quistos no meio, cheio de personalidade e autor de verdadeiras pérolas em entrevistas, o arqueiro teve uma bonita festa de despedida do Palmeiras.

Marcos despedida

Mercado nacional – Se a seleção verde-amarela está se reestruturando, o futebol brasileiro começa a chamar cada vez mais a atenção dos gringos. O meia holandês Seedorf, de carreira vitoriosa pelo Milan, desembarcou no Botafogo, enquanto o uruguaio Forlán, eleito melhor jogador do Mundial de 2010, chegou ao Inter.

Outros atletas de renome regressaram ao país como o zagueiro Juan, que veio para o Inter, e o defensor Lúcio, de contrato com o São Paulo para 2013. No entanto, o mercado nacional ainda segue perdendo seus jovens talentos. Oscar, titular do Inter e da seleção olímpica, foi para o Chelsea e Lucas acertou sua transferência para o PSG, mas jogou até o fim do ano no São Paulo para se despedir com um título.

Lucas campeao sul-americana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: