A arte de entrevistar

19 jan

Falar do caso do uso de doping pelo ex-ciclista, sete vezes campeão da Volta da França, Lance Armstrong e toda a vergonha causada pelo norte-americano é um tema espinhoso e também fartamente comentado na imprensa esta semana.

lance armstrong oprah winfreyFicarei restrito a outra personagem que estava na cena antológica que tomou conta dos noticiários. A apresentadora Oprah Winfrey – tida como uma das mulheres mais influentes do mundo – ouviu pela primeira vez de Armstrong a confissão do uso de substâncias proibidas para melhor desenvolvimento esportivo.

A escolha de Oprah como interlocutora mostra a força da apresentadora no mercado norte-americano e sua posição como entrevistadora, já que seu antigo programa a lançou ao patamar de estrela mundial.

Dona de seu próprio canal de televisão, o OWN (Oprah Winfrey Network), Oprah declarou que esta foi a entrevista mais importante de sua vida e que havia separado mais de 112 perguntas, sendo que tinha se preparado para este momento com muito estudo como se fosse prestar uma prova de universidade com a leitura de decisões oficiais e vídeos sobre o assunto assistidos.

A audiência não decepcionou foram mais de 3 milhões de pessoas vendo as perguntas de Oprah e as respostas de culpa de Lance.

O papel da apresentadora como mediadora em um momento crucial, que repercutiu em todo o mundo, mostra sua importância para o jornalismo em si. Convicta de sua posição, Oprah fez aquilo que se espera de um entrevistador: as perguntas que precisam ser respondidas.

Sem meias-voltas ou com espaço para interpretações dúbias, Oprah mostrou que uma boa entrevista precisa de conhecimento prévio do assunto, conquistado com muito estudo, e senso de espaço, para que o entrevistador não queria ser maior que o entrevistado.

Uma cena para a história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: