Carnaval patrocinado

15 fev

Não ia comentar aqui no blog sobre Carnaval, afinal os títulos da Mocidade Alegre, em São Paulo e Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro já foram garantidos esta semana, mas ao assistir ao comercial abaixo da Basf elogiando a conquista da escola carioca e lembrando de um comentário do meu amigo Gabriel Duque, decidi mudar de ideia.

O patrocínio às escolas de samba vem tomando conta daquele que é considerado o “maior espetáculo da Terra”. Este ano, das 12 escolas do Grupo Especial que desfilaram pela Sapucaí, nove contaram com o apoio de alguma marca ou governo, inclusive a campeã Vila Isabel que teve cerca de R$ 3 milhões da empresa alemã que produz insumos agrícolas e sugeriu o enredo ligado ao homem do campo.

Vila Isabel campeã com a agricultura

Vila Isabel campeã com a agricultura

Somente Inocentes de Belford Roxo, Portela e União da Ilha não contaram com patrocínio de seus enredos. Já o Rock in Rio (Mocidade Independente de Padre Miguel), a defesa dos royalties do petróleo (Grande Rio), o cavalo mangalarga marchador (Beija-flor) e a Alemanha (Unidos da Tijuca) desfilaram pela Sapucaí com ajuda financeira dos interessados.

Questão polêmica no meio, o ‘enredo patrocinado’ não pode citar a marca diretamente devido ao regulamento e ainda vai contra o desejo de grande parte dos defensores do samba tradicional. No entanto, outro grupo defende a tese de que um espetáculo tão caro e dispendioso como  o Carnaval precisa de altas cifras para manter o padrão desejado pelos espectadores.

A disputa parece estar tomando o rumo dos defensores do patrocínio que cada vez mais ganham espaço no mundo do samba carioca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: