Chávez: Um líder esportista

6 mar

Por Gabriel Duque

Chávez e Pastor Maldonado na F-1

Chávez e Pastor Maldonado na F-1

Morreu, na noite desta terça, o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, aos 58 anos. O acontecimento foi a notícia do dia. Sua ficha biográfica, seus momentos marcantes, suas ações pelo país sul-americano e suas frases de impacto tomaram as manchetes de sites, invadiram os programas de rádios e televisivos e invadiram os jornais pela manhã.

Independente de como se avalia a conduta e as atitudes de Chávez tanto para o bem como para o mal, o líder venezuelano se tornou um personagem histórico e será lembrado para sempre. No entanto, este texto não abordará o plano político, econômico ou diplomático da nação vizinha, já que o ex-presidente não se destacava apenas por suas posições dentro do gabinete.

Chávez era um entusiasta do esporte. Em seu governo, incentivava a prática de qualquer modalidade. Pessoalmente, era um fã incondicional do beisebol e inclusive chegou a jogar uma partida de veteranos com o líder cubano, Fidel Castro. Além disso, por diversas vezes, esteve acompanhado pelo craque argentino Diego Maradona, seja em partidas de futebol ou em comícios.

Entretanto sua ambição não parou por aí e Chávez injetou dinheiro na carreira do piloto Pastor Maldonado. Por meio da petrolífera estatal PDVSA, o venezuelano conseguiu patrocínio para ingressar na Fórmula 1 em 2011 pela equipe Williams. Parece que o investimento triplicou na temporada seguinte e atingiu o valor de 46 milhões de dólares. Mas o retorno veio com a vitória de Maldonado no GP da Espanha de 2012.

E agora o que será da Venezuela sem o presidente que por lá esteve nesses últimos 14 anos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: