O que é o ativismo de sofá?

26 mar

clipart ativismo de sofaEm uma época onde cada vez mais pessoas estão conectadas e as redes sociais borbulham, a ideia de promover manifestações e reunir cada vez mais apoiadores na rede cresce vertiginosamente.

Neste contexto, o ativismo de sofá se refere ao movimento que utiliza a web para manifestar opiniões ou até mesmo propor a derrubada de políticos. Através de petições on-line várias ideias saem do plano virtual e propõem mudanças em nossa sociedade.

A ideia é simples: trata-se de um abaixo-assinado virtual, onde uma ideia defendida é assinada por aqueles que a apoiam. O exemplo mais marcante deste processo foram as mais 1,6 milhão de assinaturas coletadas para propor a saída do presidente do Senado, Renan Calheiros, do cargo.

Mesmo com as críticas – muitas vezes vindas dos alvos das petições – de que é possível um robô ‘assinar’ várias vezes o documento, é visível o fato de que se trata de uma maneira mais fácil e prática de reunir milhares de assinaturas para uma proposta.

Vale salientar que as petições buscam a validação através de um e-mail único tentando garantir credibilidade ao processo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: