A palavra é: sustentabilidade

8 abr

sustentabilidadeApós dois meses de aula, chegou ao fim a disciplina de Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social do curso de pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo do Mackenzie.

Ministradas pela professora Angela Schaun, as aulas serviram como base para a apresentação dos trabalhos de análise dos relatórios de sustentabilidade de grandes empresas que atuam no país como a Vale, Telefônica/Vivo, Carrefour, Allianz, Walmart e outras.

Separados em duplas, os alunos apresentaram todo o conhecimento adquirido e reforçaram conceitos vistos em sala de aula, bem como a própria sustentabilidade e triple botton line: tripé essencial da matéria que é composto pelo people (pessoas), profit (lucro) e planet (planeta).

Quebra-se então outro paradigma. A sustentabilidade não está ligado apenas a natureza ou ao meio ambiente em si, mas as três esferas: homem (sociedade), negócios (lucro) e planeta (natureza).

Entre os pontos positivos, o fato da Allianz ter uma página especial em seu site sobre sustentabilidade realçou a importância de comunicadores engajados na causa. Com a criação e manutenção deste conteúdo abre-se assim mais uma porta nesse concorrido mercado.

Outro fator importante apresentado foi ver e refletir que alguns setores também podem ser sustentáveis, mesmo que seus negócios não projetem essa realidade. Foi o caso dos supermercados que possuem campanha de consumo consciente para instruir a população no momento da compra e principalmente na área de eliminação de dejetos produzidos em domicilio.

Assistir a todas as apresentações ajudou a fixar conceitos e a ampliar ainda mais aspectos sobre a sustentabilidade que pode estar na moda, mas não pode ser encarada apenas como modismo e sim com uma nova visão de negócio.

Anúncios

3 Respostas to “A palavra é: sustentabilidade”

  1. angela schaun 11/04/2013 às 15:52 #

    Olá Rogério,

    Super interessante o seu relato, a expeirência de tê-lo como aluno foi muito boa, pela sua ativa participação e contribuições nos debates.
    Espero poder enocntrá-lo em outras oportunidades, abraços.
    Angela Schaun

Trackbacks/Pingbacks

  1. Garrafa renovável da Danone | Leia e Opine - 23/04/2013

    […] na onda da sustentabilidade, uma ação promocional da Danone chamou a minha atenção. Até pouco tempo sendo veiculada nas […]

  2. Consumo sustentável | Leia e Opine - 27/06/2013

    […] de papel reclicado e outras ações do gênero, ainda hoje os consumidores pouco se preocupam com sustentabilidade na hora da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: