Redes Sociais e a Evangelização

29 abr

Dia das Comunicações SociaisEm virtude do 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser comemorado no dia 12 de maio, a pastoral da comunicação da Arquidiocese de São Paulo se reuniu no último sábado, 27, para refletir e meditar sobre a mensagem enviada pelo então papa Bento 16.

Com o tema “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, o encontro foi conduzido pela irmã Helena Corazza e contou no segundo momento com a participação de irmãos que contribuíram com suas experiências tanto em paróquias quanto no site Jovens Conectados.

Com participantes de todas as regiões episcopais que formam a Arquidiocese – Belém, Lapa, Sé, Brasilândia, Santana e Ipiranga – além de cidades como São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Americana e Santos, o encontro aconteceu no Sepac (Serviço à Pastoral da Comunicação) na Vila Mariana e foi rico na troca de experiências.

Entre as reflexões sobre o tema, destaque para o fato de a internet ser como o “pátio dos gentios”, local que reúne a todos e onde as histórias são compartilhadas.

A mensagem do então papa destaca que é preciso filtrar o que há de bom na rede e que a tecnologia não pode ser critério por si próprio, mas que as relações humanas devem ser o centro das discussões.

Outro ponto importante abordado foi o fato de que nas redes sociais não bastam apenas belas palavras, mas atitudes concretas. É preciso ser exemplo também na rede para modificar nossa realidade.

O desafio maior é compreender que o virtual também é real. Ou seja, ouvir uma missa pela televisão também é estar conectado, mas este fato não impede que procuremos a participação física.

Quanto à mensagem, é preciso entender que o conteúdo está mais no que se faz e menos no que se diz. Não adianta falar de coisas abstratas é necessário comunicar algo que toque no coração daquele que recebe a mensagem.

Evangelizar na nova cultura é privilegiar o ambiente e a voz. Vale salientar que a geração audiovisual só acredita naquilo que tem experiências.

O encontro foi muito produtivo e enriquecedor, foram vários os pontos de vistas apresentados e um grande conhecimento adquirido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: