Uma garrafa no mar de Gaza

2 maio

uma garrafa no mar de gazaNo último final de semana eu e a Helô Spolador fomos ao cinema assistir “Uma garrafa no mar de Gaza”, no Cine Livraria Cultura.

Assim como em “O Filho do Outro”, o filme tem com pano de fundo o conflito israelo-palestino que se arrasta como um dos mais violentos de nossa história recente.

Ao abordar a história da jovem judia Tal com o palestino Naïm, o filme convida para uma reflexão sobre as razões do conflito e suas consequências para os dois povos.

Distantes apenas 73km – Tal vive em Jerusalém e Naïm na faixa de Gaza – os dois jovens ‘se conhecem’ de uma das maneiras de comunicação mais arcaicas da história: uma garrafa jogada no mar de Gaza pelo irmão de Tal vai parar nas mãos de Naïm.

Transcendendo de tecnologia, os jovens começam a se comunicar via e-mail e percebem que mais do que as diferenças que o separam existem desejos que os unem.

Sem receios, o filme que é baseado e foi lançado simultaneamente ao livro escrito por Valérie Zenatti, mostra a dura realidade dos moradores da faixa de Gaza controlada pelo grupo Hamas e totalmente dependente de Israel.

Com uma temática intrigante e vasta, o cinema da Livraria Cultura oferece um folder explicativo sobre o filme com direito a uma linha cronológica dos fatos e informações relevantes.

Para quem busca entender este conflito, o filme é uma boa opção. Porém, acredito que o espectador sairá da sala de cinema com mais perguntas do que respostas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: