Panorama das assessorias de comunicação no Brasil

12 maio

assessoria de comunicaçãoAntes de iniciar este texto propriamente dito, quero explicar como nasceu esta ideia de pauta. No dia 9 de julho do ano passado – feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo – estava de plantão e recebi apenas um release, sendo que era uma assessoria do Rio de Janeiro.

Desde então, fiquei com uma dúvida: será que São Paulo é mesmo o centro das assessorias de comunicação do Brasil? Só no início de abril consegui chegar a uma resposta.

Após a professora da pós-graduação Fabiana Cunha citar o site da (ABRACOM) Associação Brasileira das Agências de Comunicação, enfim encontrei os dados necessários para fazer o Panorama das assessorias de comunicação no Brasil.

Segundo levantamento feito por este blogueiro, a Associação conta com 347 agências credenciadas. Destas, 171 estão no estado de São Paulo, sendo que 152 só na capital. Ou seja, 43% das agências associadas à ABRACOM estão situadas na terra da garoa.

Outros estados – A pesquisa mostrou ainda a força do Sudeste. Com 208 agências credenciadas, a região está à frente do Nordeste com 65, Centro-Oeste 27, Sul 26 e Norte 21.

Analisando os dados ainda é possível ver o destaque de cidades como Recife e Salvador com 22 e 21 agências respectivamente, enquanto que o Rio de Janeiro tem 15.

Fora do Eixo – Outro dado interessante é ver que cidades que não são capitais também estão representadas na lista. Mesmo sendo com apenas 43 agências, o ‘interior’ mostra força.

Das cidades que sediam agências ligadas à ABRACOM a que chamou mais atenção deste blogueiro, foi a pequena Janduís, no Rio Grande do Norte, que com pouco mais de 5 mil habitantes figura na lista.

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Panorama das assessorias de comunicação no Brasil”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jornalistas e os números | Leia e Opine - 12/05/2013

    […] a ver com o fato de que o jornalista pode se enveredar pelo ramo dos números – veja o exemplo do levantamento feito por este blogueiro sobre as agências de comunicação – mas é preciso ter paciência e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: