Silvio Santos, SBT e o Jornalismo

15 maio

Durante as comemorações pelos 25 anos de fundação do SBT, uma carta enviada por Silvio Santos a todos os funcionários da emissora em 03 de março de 1988 foi compartilhada nas redes sociais.

Entre os 14 pontos apresentados no documento além das condições primordiais do bom jornalismo como ouvir os dois lados da história e a credibilidade a ser conquistada estão três itens que considero primordial:

O produto apresentado aos telespectadores deve ser popular. Não que seja populista ou popularesco. Ou seja, deve ser de fácil compreensão para todos “desde a patroa até a empregada”.

Na questão da linguagem, a informação deve ser simples, transparente, clara e didática.

Já outro ponto-chave da carta-mensagem é o respeito aos princípios do público, buscando não agredir os costumes e crenças da sociedade.

Como se pode ver, mesmo a carta tendo completado 25 anos está totalmente contemporânea e em sintonia com o que é esperado de uma emissora que tem seu sinal disponibilizado para todo o país.

carta principios jornalismo do SBT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: