Donos do dinheiro e a apuração

2 jun

Ranking criado pelo jornal Meio & Mensagem – focado no mercado publicitário – mostrou a lista dos dez maiores anunciantes do Brasil em 2012.

Líder absoluta do segmento, a Casas Bahia investiu R$ 1,324 bilhão em ações publicitárias, enquanto que a Unilever foi a segunda colocada no ranking com R$ 1,146 bilhão investidos.

A diferença das duas primeiras posições para a Caixa Econômica Federal que ocupa o terceiro posto é gritante. O banco estatal gastou R$ 676,5 milhões em publicidade, quase meio bilhão a menos que as líderes.

A ideia desta pauta surgiu após o nosso amigo e colaborador Gabriel Duque enviar um link sobre o tema. No entanto, um fato chamou a minha atenção.

No texto citado, o valor do segundo colocado continha um algarismo a menos e assim era maior do que o primeiro. Ou seja, um erro de apuração. Após uma rápida pesquisa, constatei que os dados estavam errados, mas em nome da pressa das redações, muitos veículos acabaram publicando informações errôneas e além de não terem tomado o cuidado de checar a informação, ainda esbarraram em um conceito matemático.

Como lição deste post fica o fato de que a apuração dos dados é sempre primordial para a realização de um bom trabalho jornalístico.

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