Mercado de técnicos na Europa

23 jul

Por Gabriel Duque

Numa das maiores trocas de comando na Europa, nada menos que oito grandes clubes do Velho Continente mudaram de treinador para a nova temporada. Apesar da filosofia de continuidade do trabalho ser costumeiramente utilizada pelos times europeus, desta vez pelos mais diversos motivos a dança das cadeiras foi intensa.

Chelsea MourinhoNa Espanha, as duas super potências Real Madrid e Barcelona trocaram de técnico. No caso dos merengues, José Mourinho, desgastado com o elenco e com mais um insucesso na Liga dos Campeões, saiu dando lugar a Carlo Ancelotti. Já, na equipe catalã, a luta de Tito Vilanova contra um câncer o fez deixar o clube, abrindo espaço para o argentino Gerardo Martino, ex-Newell’s Old Boys.

O italiano Ancelotti veio após prolongadas negociações com o PSG, atual campeão francês e um dos novos ricos do futebol. O time de Ibrahimovic, Lucas, Thiago Silva e companhia trouxe para o posto vago o ex-jogador Laurent Blanc.

Mourinho, por sua vez, não ficou muito tempo desempregado e voltou para o Chelsea, que havia dispensado Rafa Benítez. Ainda na Inglaterra, o Manchester United perdeu Alex Ferguson, que, aos 71 anos, resolveu se aposentar, e contratou David Moyes, ex-Everton. Vizinho azul de Manchester, o City demitiu o italiano Roberto Mancini pela temporada sem títulos e fechou com o chileno Manuel Pellegrini após boa passagem pelo Málaga.

Guardiola Bayern de MuniqueQuem voltou à ativa depois de um período sabático foi o vitorioso Guardiola, que assume o supercampeão de Bayern de Munique. Ganhador de todos os títulos que disputou na última temporada, o time alemão já havia acertado com o ex-técnico do Barcelona antes das conquistas e acabou se desfazendo do treinador campeão Jupp Heynckes.

Faltou por último falar dos clubes italianos com a mudança significativa na Inter de Milão. Sem se classificar para as competições europeias, os nerazzurris substituíram Andrea Stramaccioni por Walter Mazzarri, que obteve bons resultados com o Napoli.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: