Retrospectiva 2013: Super Bayern, domínio mineiro, tragédia e tapetão

31 dez

Por Gabriel Duque

O mundo esportivo em 2013 foi para lá de agitado com direito à recuperação da seleção brasileira com o título na Copa das Confederações e à inédita conquista do Brasil no Mundial de Handebol Feminino, mas também com o escândalo de Lance Armstrong, o fim do campeonato brasileiro no tapetão, a barbárie protagonizada por torcedores de Atlético-PR e Vasco nas arquibancadas e a tragédia de Oruro.

Bayern Mundial de ClubesDentro de campo no futebol, ninguém foi melhor no ano do que o Bayern de Munique. Ganhou quase todos os troféus possíveis: a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha com Jupp Heynckes no comando, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes com Guardiola como técnico.

Ao lembrar do Mundial no Marrocos, impossível não citar o fiasco atleticano ao cair nas semifinais contra o time da casa, Raja Casablanca, fechando o ano de forma um tanto melancólica. Apesar da decepção, o Atlético-MG teve um primeiro semestre dos sonhos com o título da Libertadores na vitória emocionante nos pênaltis sobre o Olímpia e com um futebol vistoso comandado por Ronaldinho, Bernard, Tardelli e Jô.

E o domínio mineiro prosseguiu em 2013 com a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Cruzeiro com rodadas de antecedência. O Brasil também se reergueu dentro das quatro linhas e levantou o troféu das Confederações com uma vitória contundente sobre a Espanha por 3 a 0, retomando também a condição de favorito ao título da Copa de 2014.

2013, no entanto, ainda será lembrado por despedidas. O técnico Alex Ferguson anunciou sua aposentadoria, deixando o comando do Manchester United após 27 anos e 38 títulos. O astro inglês David Beckham foi outro que abandonou o gramado pendurando as chuteiras após ajudar o PSG a ser campeão francês. Neymar também se despediu….Foi embora do Santos rumo ao Barcelona para formar uma dupla de sucesso com Messi.cruzeiro cam peao brasileiro

Notas tristes também deram o tom. Em fevereiro, o adolescente boliviano Kevin Spada morreu no jogo entre Corinthians e San José, pela Libertadores, em Oruro, após ser atingido por sinalizados dentro do estádio. Doze torcedores do time paulista foram presos, mas um menor se apresentou à Vara da Infância em Guarulhos dias depois e assumiu a culpa pela tragédia. Assim, sete torcedores foram libertados em junho e os outros cinco em agosto.

A violência ainda manchou a última rodada do Brasileirão. Apesar de outros confrontos terem sido vistos nas arquibancadas durante jogos do torneio, as cenas de briga em Joinville foram chocantes com fortes agressões. A partida foi reiniciada após 1h15 da confusão e terminou com goleada do Atlético-PR por 5 a 1, o que decretou o rebaixamento do Vasco.

Falando em Série B, o Palmeiras conquistou o bicampeonato e voltará à primeira divisão em 2014. Já o Fluminense caiu em campo, mas uma lambança protagonizada pela Portuguesa ao escalar irregularmente o jogo Héverton levou a situação aos tribunais. No STJD, a Lusa foi punida com a perda de quatro pontos e teve a queda decretada. O imbróglio, contudo, deve ser resolvido em 2014, já que o clube paulista promete recorrer da decisão.

Por fim, já em ritmo de Copa do Mundo, em dezembro, na Costa do Sauípe, foi realizado o sorteio dos grupos do torneio. O Brasil está na chave com Croácia, México e Camarões. Finalistas em 2010, Espanha e Holanda caíram no mesmo grupo e podem cruzar o caminho canarinho nas oitavas. O temido grupo da morte também foi formado com a inédita presença de três campeões mundiais numa chave com Itália, Inglaterra e Uruguai.

sorteio copa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: