Um lugar especial

26 jan

Este texto foi escrito para a aula de Jornalismo Cultural, ministrada pelo professor Renato Modernell, no curso de pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo do Mackenzie.

clipart sala de aulaEla sempre esteve lá. Na verdade desde que começou a construção do local onde permaneceria até os tempos atuais. Após ver seus primeiros tijolos serem dispostos ainda na década de 1960, ela sabia que jamais sairia dali.

Seu endereço era um nobre bairro paulistano e por suas janelas já haviam visto passar boa parte da história da cidade, desde o confronto entre estudantes na rua embaixo que marcou época até milhares de manifestações que repercutiram em todo o país.

Assuntos como as fórmulas da física quântica, passando pelas estruturas do cérebro até a organização política dos astecas já foram tratados e discutidos exaustivamente nela.

As posições contrárias sempre fizeram parte do debate e ajudaram a enriquecer o repertório de milhares de pessoas que por ali passaram.

Apesar da situação completamente paradoxal, pois sua existência é completamente imóvel, a sala de aula é um organismo vivo no qual a cada dia novos aprendizados são compartilhados, novas histórias são contadas e muito momentos são vividos.

A explicação para essa teoria é fácil. Basta entender que por suas mesas e cadeiras passam pessoas de todo o tipo. Cada uma com vivências únicas, que unidas dão corpo, voz e vida para aquele local que até então parece inanimado.

Quantas são as trocas de conhecimento entre os estudantes? E as experiências vividas por professores e alunos?

São tantas as histórias vivenciadas que o ditado “se aquelas paredes falassem” ganha cada vez mais sentido. Toda sala de aula merece um diploma ao fim do ano letivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: