O fim do jornal impresso?

8 fev

O título deste texto é um dos grandes questionamentos do jornalismo contemporâneo. Será o fim do jornal como meio impresso? No livro de Heródoto Barbeiro – como se pode ver muito útil, pois já gerou este terceiro post – há uma citação ao fato.

Heródoto acredita no fim do papel como “meio” de transmissão. Para ele a tendência é a digitalização dos materiais.

No momento em que li esta frase lembrei-me de um exemplo concreto vivenciado por todos nós no ano passado: a compra do centenário Washington Post, tradicional jornal norte-americano, pelo dono da Amazon, Jeff Bezos.

Responsável pelo desenvolvimento do Kindle, leitor de livros digitais, a Amazon não teve participação direta no negócio, cabendo a Bezos como pessoa física a realização da compra.

Longe de querer usar dons premonitórios que não os tenho, mas, não estranharia se em pouco tempo fosse anunciada a disponibilidade de ler a edição do Washington Post em Kindles comprados pelo mundo.

Trata-se da convergência de mídias, caminho cada vez mais sem volta no nosso atual mundo das comunicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: