Josi em Sochi: aprendizado ou erro de estratégia?

18 fev

Antes de começar o texto propriamente dito gostaria de esclarecer que sou um profundo admirador de nosso país e torço para que um dia possamos nos orgulhar da posição de potência olímpica.

Também vale frisar que como “defensor dos pobres e oprimidos”, acredito, sim, que assim como disse o idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Barão Pierre de Coubetin: “O importante não é vencer, mas competir”.

Como essa pequena introdução inicio meu texto sobre a participação da brasileira Josi Santos na prova de esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi na Rússia questionando se o exercício apresentado foi o melhor possível.

Claro que a situação não era a mais favorável e abalada Josi entrou na competição apenas para cumprir tabela – já que Lais Souza dona da vaga sofreu um grave acidente antes dos Jogos e não pode competir.

Ao ver o desempenho de Josi na televisão perguntei-me qual a finalidade daquela modalidade, tendo em vista a fragilidade e a falta de técnica da acrobacia desenvolvida. Naquele momento lembrei-me do notório Eric Moussambani, de Guiné-Equatorial, que nas Olimpíadas de Sydney-2000 levou exatos 1min52s72 para percorrer a prova dos 100 metros livres.

A comparar a performance de Josi com a bielorrussa Alla Tsuper, medalhista de ouro, fiquei evidente o despreparo da brasileira na competição. Apesar de saber também que para uma atleta estar representando seu país em Jogos Olímpicos já é uma grande vitória é preciso saber que precisamos lutar para mostrar o que temos de melhor para nós mesmos e para todo o mundo.

Entramos assim em uma discussão: qual o valor dos Jogos de Inverno para os atletas brasileiros? Fica claro que a disputa por medalhas – a curto prazo – soa como impossível, mas será que algum dia veremos nossa bandeira no pódio dos Jogos de Inverno?

Como bom ufanista quero acreditar que a participação de Josi – e dos demais brasileiros em Sochi – sirva como experiência e preparação para as próximas competições. Quem sabe em Pyeongchang, em 2018, Josi não consiga uma melhor performance.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: